Mazda recupera motor rotativo para variante PHEV de MX-30

30/06/2023

Depois do 100% elétrico MX-30 e-Skyactiv EV, a Mazda complementa a gama com a versão MX-30 e-Skyactiv R-EV, numa proposta alternativa plug-in híbrida que recupera o motor rotativo.

 

A Mazda deu início à produção em série do MX-30 e Skyactiv R-EV para o mercado europeu, na sua fábrica de Ujina No. 1, em Hiroshima.

O MX-30 e-Skyactiv R-EV é o primeiro veículo de produção em massa da Mazda dotado de um motor rotativo desde que há 11 anos, em junho de 2012, descontinuou a produção do Mazda RX-8. Em termos acumulados, a Mazda já produziu mais de 1,99 milhões de veículos com motores rotativos.

Sabia que…
em julho de 2021 entrou em funcionamento na fábrica da Mazda de Hiroshima um sistema de energia solar de 1,1 MW para fornecimento de eletricidade, servindo, também, para carregar as novas unidades MX-30 e-Skyactiv R-EV ali produzidas, antes de serem despachadas para os mercados de destino?

O MX-30 e-Skyactiv R-EV é uma proposta do tipo PHEV, plug-in híbrida, que representa uma nova aplicação ao motor rotativo da Mazda. Este motor de combustão interna compacto e leve faz acionar um gerador que, ou carrega a bateria, ou lhe fornece energia adicional, se necessário. O veículo é sempre acionado pelo motor elétrico.

Embora a autonomia de 85 km proporcionada pela bateria elétrica do MX-30 e-Skyactiv R-EV seja suficiente para a maioria das necessidades de condução do quotidiano, o motor rotativo permite aumentar essa autonomia, se necessário, destaca a marca.

“O MX-30 e-Skyactiv R-EV é o veículo ideal para os clientes que gostariam de conduzir em modo elétrico a maior parte do seu tempo, mas que, ocasionalmente, percorrem distâncias mais longas e que não querem ter ansiedade inerente à autonomia”, comenta a Mazda.

O MX-30 e-Skyactiv EV original foi apresentado em 2020 como o primeiro modelo elétrico a bateria de produção em massa da Mazda. A gama ver-se-á, agora, enriquecida com a versão MX-30 e-Skyactiv R-EV, numa proposta alternativa plug-in híbrida.

Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV
Híbrido Plug-in
125 kW/170 cv
Consumo de Combustível: 1,0 l/100 km
Emissões de CO2: 21 g/km
Consumo de Energia Elétrica: 17,5 kWh/100 km
Autonomia Elétrica: 85 km. Valores combinados WLTP

Mazda MX-30 e-Skyactiv EV
100% elétrico
107 kW/145 cv
Consumo de Energia Elétrica: 17,9 kWh/100 km
Emissões de CO2 em Condução: 0 g/km
Autonomia Elétrica em Cidade: 200 km/265 km. Valores combinados WLTP.