Publicidade Continue a leitura a seguir

McLaren e BMW juntas novamente para reviver a glória do passado

McLaren F1 - Usava o motor do BMW 750i, aumentado para 6,1 litros, com 627 cv de potência.
A própria BMW usou o McLaren F1 em competição, com autocolantes proeminentes identificados com "powered by BMW".
Várias evoluções e séries especiais do McLaren F1 foram feitas para estrada e competição. O carro do meio venceu as 24 Horas de Le Mans à geral.
O McLaren F1 tinha três lugares, com o condutor em posição central, como num carro de Fórmula 1.
A versão original não tinha apêndices aerodinâmicos nem a "cauda" criada para a evolução LM.
A McLaren mantém várias versões do F1 em exposição na sua sede, em Woking, na Inglaterra.
Ron Dennis, antigo diretor da McLaren, preparou este BMW M1 para Niki Lauda na Série Procar.
A McLaren Engines desenvolveu este BMW 320 Turbo, ganhando várias provas na América do Norte com David Hobbs ao volante.
Com a nova classe de protótipos, a BMW reaproveitou o motor 2.0 turbo da McLaren neste March-BMW GTP.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em 1993, a McLaren e a BMW surpreenderam o mundo criando o que melhor supercarro de estrada de todos os tempos. Mesmo hoje, em que os seus 627 cv já estão muito além do que a McLaren é capaz de fazer com a sua gama atual, ainda continua a ser um dos carros mais apreciados pelos entusiastas. A BMW também beneficiou muito desta ligação. E pode voltar a beneficiar muito em breve.

Quase 25 anos depois desta fantástica parceria, a McLaren e a BMW vão voltar a trabalhar em conjunto. A peça central desta parceria é a Ricardo Engineering, firma britânica que constrói o motor V8 usado pela McLaren nos seus modelos. A versão mais recente, que é usada no novo 720S, apresentado o mês passado no Salão de Genebra, atinge os 720 cv.

Mas não chega. A McLaren e a Ricardo juntaram esforços com a BMW, a Grainger & Worrall (especialista em moldes para peças de metal), a Lentus Composites (especialista em materiais ultraleves) e a Universide de Bath para tornar o motor M838T mais eficiente no aproveitamento de combustível, para conseguir mais potência com menos combustível. E talvez sai algo mais desta parceria do que uma simples atualização do motor atual.

A BMW não tem um supercarro, e um McLaren-BMW já funcionou da última vez. Aliás, a ligação entre as duas empresas vai mais além do que este modelo. Nos Estados Unidos, a McLaren Engines (que hoje ainda existe, mas já não é propriedade da McLaren) preparou motores de competição para carros da BMW no Campeonato IMSA nos anos 70 e 80, e Ron Dennis inscrevia um M1 na antiga série BMW Procar.