Abarth reedita Classiche 1300 OT com base num Alfa 4C

14/04/2024

A Abarth está a celebrar o seu 75º aniversário e fá-lo em grande estilo com um novo automóvel desportivo.

 

A ser produzido e vendido pela Stellantis Heritage, o modelo é conhecido como o Abarth Classiche 1300 OT e é apresentado como uma evolução do Classiche 1000 SP.

Como o nome sugere, a inspiração é o Fiat-Abarth OT 1300 de 1965. Foi um carro de corrida de sucesso que obteve vitórias nos Grandes Prémios de Nürburgring e Hockenheim. A marca não ficou propriamente emocionada com os seus feitos, mas referiu que queria “prestar homenagem ao carro icónico que alcançou o sucesso nas corridas há meio século”.

A marca apresentou um modelo à escala 1:3, bem como representações do novo carro desportivo. É baseado no Alfa Romeo 4C e assemelha-se muito a este, apesar de ter uma nova carroçaria em fibra de carbono inspirada no clássico carro de corrida.

Também podemos ver faróis minimalistas, um spoiler montado no tejadilho e um capô ventilado. A estes junta-se uma traseira única com um escape montado ao centro, bem como um painel traseiro ventilado com a inscrição “ABARTH”.

Embora a marca mantenha alguns pormenores em segredo, afirmou que o modelo tem um vidro traseiro em plexiglass com ranhuras para melhorar o arrefecimento. A marca afirmou ainda que o “Abarth Classiche 1300 OT representa a forma mais autêntica e genuína de homenagear um carro épico que ainda está no coração de todos os verdadeiros entusiastas da marca Abarth em todo o mundo”.

O novo modelo está a ser construído como parte do programa Reloaded by Creators, que visa dar “aos entusiastas a oportunidade de possuir uma reinterpretação contemporânea de um dos carros mais emblemáticos da década de 1960”. A Stellantis Heritage está atualmente a aceitar encomendas e a produção será limitada a cinco unidades.

Serão revelados outros detalhes mais perto do lançamento, mas o Abarth Classiche 1000 SP tinha um motor turbo de 1,75 litros e quatro cilindros que desenvolvia 240 CV. Permitia ao desportivo de 1.074 kg atingir uma velocidade máxima superior a 250 km/h.