E se pudesse conduzir com visão raio-X, para ver através dos painéis do automóvel? Uma jovem inventora americana inventou algo parecido…

Automóveis cada vez mais imponentes e com desenhos cada vez mais elaborados colocam novos desafios à funcionalidade e segurança, à medida que condicionam a visibilidade. E as dificuldades não estão apenas para trás, quando temos de manobrar na cidade, os denominados pilares A, nas laterais do para-brisas dos automóveis, são outro obstáculo a considerar no campo de visão de quem se senta ao volante. Indispensáveis à rigidez estrutural do veículo, estes pilares “escondem” muitas vezes o perigo, criando um ponto “cego” que nos impede de descortinar a aproximação de um veículo ou de um ciclista e até a presença de um peão que se prepara para atravessar a estrada.

Alaina Gassler, uma inventora de apenas 14 anos da Pensilvânia, nos Estados Unidos, parece ter desenvolvido a solução ideal para acabar com esta ameaça; usando tecnologias acessíveis e disponíveis numa qualquer loja de utilidades, construiu um dispositivo que permite ver através dos pilares dianteiros do automóvel…!

O projeto já lhe valeu o reconhecimento dos especialistas e a vitória numa das categorias a concurso na edição deste ano da feira da ciência e de engenharia. Depois de apresentado, parece fácil, o invento recorre a uma camera instalada na parte externa do pilar dianteiro, junto ao para-brisas do veículo e um sistema simplificado de projeção dessas mesmas imagens em tempo real na parte interna daquele componente da carroçaria.

Segundo a jovem inventora, o desafio maior residiu mesmo na qualidade na apresentação das imagens, que obrigou à utilização de peças impressas em 3D para garantir uma imagem perfeitamente nítida e alinhada, criando a ilusão de que conseguimos efetivamente através da chapa do carro.