Publicidade Continue a leitura a seguir

Mercedes-Benz E Coupé: Das escovas mágicas à ultrapassagem sem mãos

Espírito coupé: O visual não é demasiado distanciado dos coupés Classe C e Classe S, mas a Mercedes-Benz pretende unificar a linha. No caso do Classe E Coupé, alguns detalhes que chamam a atenção.
Livro de estilo Mercedes-Benz: Na longa tradição de modelos coupé da Mercedes-Benz, mantiveram-se alguns elementos característicos, como o capot muito longo, tejadilho baixo e linha de bagageira muito curta para um visual de proporções certas.
Proporções: Face ao anterior Classe E Coupé, o novo modelo é maior em todos os aspetos. É 123 mm mais longo (4.826 mm), 74 mm mais largo (1.860 mm) e 33 mm mais alto (1.430), o que aliado a uma maior largura de vias — 1.605 mm (+67 mm) à frente e 1.609 mm (+68 mm) atrás -, beneficia o dinamismo e o espaço interior.
Visual dinâmico: A Mercedes-Benz quer criar um visual dinâmico para todos os seus coupés de duas portas. No caso do Classe E Coupé, a inspiração do Classe C Coupé é óbvia.
Tecnologia: A bordo, o condutor e passageiros são presenteados com elementos como o grande ecrã widescreen que, na verdade, são dois elementos de 12.3 polegadas cada, unidos numa faixa horizontal, com o painel de instrumentos disponível em três modos distintos: 'Classic', 'Sport' e 'Progressive'. Este é um opcional, sendo que a versão de base conta com um mais tradicional sistema de dois manómetros e um ecrã central a cores de 8.4 polegadas.
Funcionalidade: Um dos parâmetros muito destacados pela Mercedes-Benz no novo Classe E Coupé é a facilidade de utilização, como é o caso dos bancos com ajuste elétrico e com função de memória e aquecimento.
Simples: No volante, os comandos táteis para o controlo do computador de bordo e do sistema de infoentretenimento voltam a marcar presença, facilitando a utilização por parte do condutor.
Estreias: As saídas da ventilação são uma das novidades do novo Classe E Coupé, diferenciando-se dos demais modelos pelo seu formato ao estilo de 'turbina' de avião.
Ergonomia: Os comandos estão dispostos de forma muito cuidada, com posicionamento clássico e simples.
Qualidade: Tal como sucede com a restante família Classe E, o novo Coupé 'socorre-se' de qualidade irrepreensível a todos os níveis, repercutindo, de resto, aquilo que já se verifica com a berlina e carrinha.
Eficiência: A gama de motores procura oferecer eficiência e dinâmica, contando todos eles com função start-stop e norma Euro 6, destacando-se o novo Diesel de quatro cilindros para o E 220 d.
Gasolina ou Diesel?: No lançamento, estarão disponíveis quatro versões, embora o destaque natural esteja no motor Diesel de 194 CV de potência e 400 Nm de binário. A gasolina estarão disponíveis versões de 180 CV (E 200), 245 CV (E 300) e 333 CV (E 400 4Matic).
Coupé E 220 d: O novo motor Diesel de 2.0 litros de cilindrada debita 194 CV de potência e tem um consumo médio de 4,0 l/100 km com emissões de CO2 de 106 g/km. Todos os modelos disponíveis na data de lançamento estão associados a caixa automática de nove velocidades 9G-TRONIC.
Desportivo: Outro rasgo típico dos coupés da Mercedes-Benz é o padrão luminoso LED de forma estilizada dos grupos óticos divididos em duas partes, com função Multibeam LED.
Detalhes: A bagageira de desenho curto e o tejadilho esguio são características do novo Classe E Coupé. As janelas traseiras têm abertura elétrica.
Remotamente: Um dos aspetos também destacados pela marca é a capacidade de saber remotamente onde o veículo se encontra estacionado, o seu nível de combustível e se está devidamente fechado.
Desportivo: A grelha dianteira com efeito de 'diamante', estrela integrada numa lâmina única e elementos em negro de alto brilho estão em destaque na secção dianteira.
Segurança: Conta com um leque alargado de sistemas de assistência como o alerta de objetos no ângulo morto, assistente ativo de travagem com alerta de colisão iminente. A condução semiautónoma é outra das suas funcionalidades.
Agora sem mãos: Um dos vetores em que a marca de Estugarda mais apostou foi no da tecnologia. Assim, no caso do E Coupé, contamos, uma vez mais, com a assistência da condução semiautónoma DISTRONIC que permite deixar ao carro o controlo das operações - acelerar, travar, virar e até ultrapassar ficam a cargo do sistema de condução do E Coupé. O sistema que tem função de assistente em cidade, no para-arranca, e em velocidades até aos 210 km/h.
2+2=4: A conta é certa. Trata-se de um coupé 2+2 em que o espaço atrás foi pensado para oferecer cotas de habitabilidade adequadas para adultos acima da estatura média.
Opções futuras: Se apenas quatro variantes estão disponíveis no lançamento, a Mercedes-Benz prevê ter mais opções em breve.
Magic Vision Control: A solução para os problemas de visão causadas pela sujidade do para-brisas é apresentada pela Mercedes-Benz através de umas escovas limpa para-brisas com jatos de águas integrados e aquecidos. Uma solução engenhosa que permite uma limpeza mais eficaz do vidro dianteiro e uma melhoria da visibilidade.
Suspensão: De série, o Classe E Coupé dispõe de suspensão Direct Control que é já 15 mm mais baixa do que a da berlina, mas existem mais duas opções.
Suspensão: Além da Direct Control, a marca propõe, então, as opções Dynamic Body Control também com altura rebaixada e amortecimento variável, mudando consoante a escolha no botão Dynamic Select entre 'Comfort', 'Sport' e 'Sport+'.
Suspensão: Por fim, a mais elaborada Air Body Control recorre a um sistema pneumático multicâmara para agilidade melhorada.
Preços: A gama começa com o E200 Coupé a gasolina (2.0 de 184 CV) nos 62.450€, passando pelo E 220 D Coupé, com o novo motor de 2.0 litros e 194 CV, por 62.950€.
Modos: O Classe E Coupé tira partido de facetas variáveis de utilização graças ao sistema Dynamic Select com possibilidades de escolha de modos 'Comfort', 'ECO', 'Sport', 'Sport+' e 'Individual'. Resposta do motor, passagens de caixa e funcionamento do sistema start-stop variam de acordo.
Elegância desportiva: A linha AMG conta com apontamentos cromados na grelha, para maior distinção, além de para-choques desportivos.
Comodidade: O aumento das dimensões reflete-se no crescimento da habitabilidade atrás, sobretudo em altura ao teto e no espaço para as pernas.
Chuva nos faróis: As luzes traseiras têm um curioso padrão a simular gotas de chuva em cristal, havendo também uma animação específica para o condutor quando este abre e fecha o veículo. A Mercedes-Benz explica que este sistema saúda e despede-se do seu condutor.
Sem esforço: O novo Classe E tem estacionamento remoto a partir do smartphone, uma funcionalidade que pode ser útil em locais apertados.
Distração mínima: O sistema head-up display a cores oferece a informação mais importante ao condutor, incluindo a velocidade, sinais de trânsito em cada momento e indicações de navegação.
Conectividade: O novo Classe E Coupé dispõe das mesmas possibilidades de conectividade que a restante gama, o mesmo é dizer que permite integração com os smartphones e um vasto leque de aplicações online via COMAND Online, que permite uma série de ações remotas, função Wi-Fi e navegação com informações de trânsito em tempo real. Utilizando a tecnologia NFC, permite carregamento sem fios de smartphones, podendo estes serem também utilizados como chaves digitais.
Magic Vision Control: O esguicho aquecido consegue melhorar o potencial de limpeza do para-brisas, reduzindo igualmente o desperdício de água.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O novo Mercedes-Benz Classe E Coupé apresta-se a chegar ao mercado (‘aterra’ nos concessionários a 16 de março), trazendo consigo uma profunda renovação técnica que segue de perto aquilo que a berlina havia introduzido em meados de 2016.

No evento de apresentação, que teve lugar em Barcelona, os responsáveis da marca não hesitaram em considerá-lo “o carro mais inteligente que o dinheiro pode comprar”. Para sustentar a confiança dos responsáveis da Mercedes-Benz, o novo Classe E Coupe conta com o mesmo leque de tecnologias semiautónomas que a versão berlina e carrinha já dispõem. Mas também surge com uma leva de estreias, das quais há a destacar o sistema Magic Vision Control para maior facilidade na limpeza do para- brisas.

Fique a saber em passos rápidos aquilo que faz do novo classe e um carro mais especial e sobretudo aquilo que leva a Mercedes-benz a depositar tantas esperanças num coupé desportivo mas que também sabe ser um familiar de ambições elevadas.