Aston Martin atrasa elétricos e concentra-se nos híbridos plug-in

13/04/2024

No verão passado, a Aston Martin assinou um acordo com a Lucid e anunciou planos para uma plataforma modular dedicada veículos elétricos que serviria de base a quatro novos modelos.

 

Estes incluiriam tudo, desde um crossover a um hipercarro, e o primeiro veículo elétrico estava previsto para 2025.
Segundo consta, já não é esse o caso, uma vez que os modelos foram adiados em cerca de dois anos. Em declarações à Autocar, o presidente executivo da Aston Martin referiu que: “Planeámos lançar o primeiro veículo elétrico no final de 2025 e estávamos prontos para o fazer, mas parece que há muito mais entusiasmo nos veículos elétricos, por razões políticas ou outras, do que a procura dos consumidores, particularmente a um preço Aston Martin”.


Lawrence Stroll acrescentou que os EVs são “tecnicamente projetados e fisicamente projetados”, mas os seus clientes preferem ter veículos com motores de combustão interna. Como resultado, a Aston Martin está a duplicar a aposta nos híbridos plug-in.

Isto não é exatamente chocante, pois, quando o acordo com a Lucid foi anunciado, a Aston Martin disse que “entregaria seu primeiro híbrido plug-in – o supercarro de motor central Valhalla – em 2024”. A empresa acrescentou que até 2026, “todas as novas gamas de modelos Aston Martin apresentarão uma opção com motor eletrificado, com o objetivo de longo prazo para que sua gama principal seja totalmente eletrificada até 2030”.

Hoje, Stroll confirmou que os híbridos plug-in utilizarão motores V8 de origem Mercedes. Ele disse também à Autocar que existirá um V12 hibridizado.