
A Mercedes-Benz Trucks concluiu os testes de verão do eActros 600 totalmente elétrico para transporte de longa distância. Durante cerca de cinco semanas, engenheiros de teste submeteram o camião elétrico a diversas condições a altas temperaturas de até 44 graus Celsius na Andaluzia, no sul de Espanha.
O foco dos testes abrangeu desde a funcionalidade do sistema de ar condicionado a altas temperaturas até ao desempenho do motor elétrico e gestão térmica da bateria, tendo ainda sido realizadas medições durante os processos de carga em estações de carregamento rápido.
Após a conclusão dos testes, um protótipo também percorreu mais de 2.000 quilómetros de regresso de Granada, passando por Valência, Barcelona, Montpellier e Lyon, até ao centro de desenvolvimento e testes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha, por conta própria.
Em 10 de outubro, o eActros 600 fará a sua estreia mundial.Konrad Götz, Vice-Chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, explica que “após os testes de inverno na Finlândia, a temperaturas extremamente frias, até menos 25 graus Celsius, e testes iniciais em estradas públicas, o camião elétrico teve agora que provar a sua capacidade a mais de 40 graus Celsius em Espanha. O eActros 600 superou os testes desafiadores com facilidade. No próximo passo, aguardamos com expectativa os testes em operação real com os nossos clientes.”
As baterias e os motores do eActros 600
Três conjuntos de baterias fornecem ao eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh em produção em série (para 500 km de autonomia), e dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.
O VEÍCULO ESTÁ PLANEADO PARA ESTAR PRONTO PARA PRODUÇÃO EM SÉRIE EM 2024.
Além da unidade tratora, a Mercedes-Benz Trucks também irá produzir variantes rígidas do eActros 600 logo no lançamento no mercado. Isso oferecerá aos clientes várias outras possibilidades de utilização em transporte totalmente elétrico.
Outro objetivo é que as baterias do eActros 600 de produção sejam capazes de ser carregadas de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos numa estação de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt.