Assinalando meio século sobre a invenção do airbag e o 40.º aniversário da primeira utilização das ‘bolsa salva-vidas’ nos automóveis, num Mercedes-Benz Classe S, o fabricante alemão e o designer Heron Preston colaboraram na criação de uma coleção de moda sustentável, em que os modelos são inteiramente produzidos a partir de airbags reciclados provenientes dos departamentos de pesquisa de segurança e de testes de colisão da marca.
Preston criou três looks masculinos e femininos, que podem ser insuflados e esvaziados, numa referência óbvia ao funcionamento do próprio dispositivo de segurança.
“A Mercedes-Benz e a minha marca partilham um valor comum: a vontade de reduzir o nosso impacto no planeta, e este é o ponto de partida desta colaboração.”, explicou o artista em comunicado.
Já Bettina Fetzer, responsável para a comunicação da Mercedes-Benz, explicou que trabalhar com criadores que partilham os valores da marca permite progredir na criação de luxo sustentável. “A perspetiva única de Heron Preston sobre sustentabilidade e a maneira como aborda o assunto através do prisma da cultura fazem dele um parceiro ideal para este projeto”, acrescentou.
As peças criadas por Heron Preston, em parceria com a Mercedes-Benz, vão estar à venda na plataforma GOAT, a partir do próximo dia 10 de setembro.