Na edição de 2022 do mítico rali Dakar, veículos movidos a hidrogénio vão competir pela primeira vez ao lado dos carros e camiões equipados com motores de combustão tradicionais ou híbridos, como é o Audi de Carlos Sainz.
Entre as novidades no arranque da mítica prova, a 1 de janeiro, na Arábia Saudita, estará o imponente camião da Gaussin, o H2 Racing Truck, anunciado como o mais potente da sua categoria equipado com sistema de propulsão a hidrogénio.
O modelo combina dois motores elétricos de 300 kW – para uma potência total de 800 CV –, uma pilha de combustível com 380 kW e uma bateria elétrica com 82 kWh de capacidade.
Tudo somado dá uma autonomia para cerca de 250 quilómetros em ritmo de competição (a velocidade está limitada a 140 km/h), podendo reabastecer os tanques com capacidade para armazenar 80 kg de hidrogénio em menos de 20 minutos.
A Gaussim é um dos patrocinadores oficiais do Paris Saint-Germain na Liga francesa, pelo que não surpreende a escolha de Lionel Messi, camisola 30 do clube de Paris, como um dos embaixadores do projeto.O reputado estúdio de estilo italiano assina as linhas da carroçaria do H2, assente numa plataforma do tipo patim e de conceção ultraleve.
