A pensar nos fãs de automóveis clássicos, e da iniciativa conjunta das britânicas Great British Sports Cars e MST Cars, empresas especialistas em restauro, o Ford Escort MK2 que brilhou na competição nas décadas de 70 e 80 vai voltar às estradas, na sua condição original. A decisão de recuperar o lendário modelo de tração traseira mais de 40 anos depois de ter saído das linhas de montagem foi recebida com entusiasmo, havendo já lista de espera de tamanho considerável. Também porque a produção está limitada a apenas 12 unidades/ano.
Baseado no carro que integrou o grupo 4 de ralis, mas com homologação para circular na via pública, o primeiro Escort Mk2 ‘renascido’ já está prestes a inaugurar a fase de testes de estrada, equipado com um motor Duratec de 2.5 litros e quatro cilindros com mais de 200 cv de potência, associado a uma transmissão manual de seis relações curtas e um eixo traseiro Atlas com diferencial de deslizamento limitado. A preparação inclui uma gaiola de proteção soldada à estrutura do carro. O preço deste espetacular ‘restomod’ ronda os 72 mil euros (antes de impostos), mas são várias as opções à disposição: os mais puristas, por exemplo, poderão escolher equipar este Escort MK2 de 2021 com um motor BDG de 2.0 litros com mais de 230 cv ou um ainda mais temperamental bloco Millington Diamond de 2.5 litros com potência a rondar os 300 cv.