Mobilize Bento: o microcarro elétrico de trabalho para cidade

07/12/2023

A empresa de mobilidade do grupo Renault revelou o Bento na edição deste ano da Solutrans, a feira bienal, dedicada aos transportes pesados e de mercadorias realizada em novembro em Lyon, França, onde apresentou também o novo Renault Master.

 

Inspirado nas famosas lancheiras japonesas com o mesmo nome, o monovolume elétrico Bento é a resposta às necessidades dos clientes profissionais que procuram um veículo compacto, prático e fiável para o “last mile service”, seja a entrega de bens e serviços –reparações, manutenção ou entregas – nas zonas urbanas, com o acesso cada vez mais condicionado e exigências mais rigorosas, em termos de desempenho ambiental e de pegada ecológica.

Tem apenas um lugar, autonomia até 140 quilómetros e uma velocidade máxima de 80 km/h.. Tal como sucede nas lancheiras, a caixa de carga fechada pode ser configurada de várias formas e tem capacidade de carga de 1 metro cúbico e 80 kg. Pode vir equipado com carregador para ligar à tomada doméstica, como com um conector tipo 2 para utilizar a rede de carregadores públicos.

Construído com 50% de materiais reciclados, como a cortiça portuguesa fornecida pelo grupo Amorim, este quadriciclo 100% elétrico dispõe ainda de um nível de segurança e conforto incomuns nesta classe, de entre os quais podemos destacar o airbag, o para-brisas aquecido e o sistema de ar condicionado. A segurança estende-se aos peões e ciclistas com as portas de abertura vertical que permitem também o estacionamento em locais mais apertados.

Outra característica importante a ter em conta é o facto de o Bento ser um veículo conectado. Utiliza uma chave digital para abrir e ligar a partir de um smartphone e permite fornecer dados em tempo real, como o estado da carga e localização. Estas funcionalidades tornam a vida mais fácil aos utilizadores, e uma gestão eficaz quando integrados na frota de uma empresa.

Além disso a Mobilize, ajuda a encontrar tanto a melhor solução para o carregamento do veículo através da Power Solutions, como a otimizar a gestão da frota com a Mobilize Fleet Monitoring.

Sem preço ainda definido, a chegada ao mercado do Bento está prevista para o primeiro semestre de 2024.