Morangos e tomate-cereja. Toyota vai dedicar-se à agricultura

22/08/2023

Toyota tem apostado nas energias renováveis das suas fábricas e na utilização de materiais recicláveis, reaproveitando desperdícios… e produzindo morangos e tomate cherry!

O maior fabricante de automóveis do mundo, pioneiro na propulsão apenas parcialmente a pilhas, está a confirmar que o seu futuro também passa por carros elétricos, a somar-se à tecnologia (elétrica) a pilha de combustível de série. Mas a transição energética no seio do gigante japonês não se esgota nos automóveis que comercializa. No plano da Toyota para a redução da pegada de carbono da empresa estão o recurso massivo às energias renováveis nas suas fábricas, a aposta série na utilização de materiais recicláveis e o reaproveitamento de desperdícios… produzir morangos e tomate cherry!

Em abril de 2022, um conjunto de agricultores ajudaram a companhia nipónica a estabelecer uma estufa experimental dentro da sua fábrica Kamigo, para cultivar morangos paredes meias com a linha onde constrói motores para o Toyota Crown e outros modelos da marca Lexus. Na fábrica de Myochi, a Toyota passou a plantar tomate cereja, usando a mesma técnica de construção em barras deslizantes, que permitem alcançar 1,5 vezes mais rendimento do que num campo de tamanho semelhante. O design reduz o espaço desperdiçado para as linhas não utilizadas entre as plantações. E este sistema permite que os cultivadores criem corredores quando e onde necessário, maximizando o espaço disponível.

Todos os produtos cultivados nas suas fábricas são oferecidos gratuitamente nos refeitórios da empresa. Uma experiência que será utilizada também para estudar a criação de “sistemas agrícolas eficientes”, disse Hiroshi Okajima, Gestor Geral de Projectos da Toyota, Divisão de I&D e Gestão de Engenharia.