Morgan Plus Four: A evolução do conceito original

15/04/2024

O mais recente Morgan Plus Four assinala a mais recente evolução do conceito original da marca britânica. Orgulhosamente continuando o legado da nomenclatura mais duradoura da Morgan, o mais recente Plus Four apresenta uma série de aprimoramentos no que toca ao design, dinâmica e tecnologia, sustentados em mais de 70 anos de evolução.

Massimo Fumarola, Director Executivo da Morgan Motor Company, afirmou: “Estamos orgulhosos de continuar o incrível legado do Plus Four – que remonta a 1950 – com este último modelo, honrando o espírito do automóvel original e reimaginando-o para os dias de hoje. O mais recente Plus Four é inconfundivelmente um Morgan para o cliente exigente actual. A importância e a responsabilidade ao evoluir este nome de longa data não são perdidas para a equipa em Pickersleigh Road. Enquanto outros modelos da nossa linha oferecem maior oportunidade para experimentação, o Plus Four requer uma abordagem mais delicada. Acreditamos que as novas características e detalhes culminam para criar uma evolução adequada e uma impressão imediata de um automóvel desportivo mais refinado, utilizável e de qualidade, mas que permanece brincalhão e divertido.“

“A introdução do mais recente Plus Four traz também consigo uma abordagem renovada para o design, engenharia, qualidade e produção de veículos na Morgan”, prossegue Fumarola. “Através de uma maior colaboração interna, conseguimos promover ainda mais as qualidades que tornam a Morgan especial, criando desportivos ainda mais cativantes para nossa comunidade global de clientes.”

Evolução de design intemporal

A intenção de design para o novo Plus Four residiu na simplificação da redução do ruído visual, permitindo que a silhueta característica do Plus Four seja ainda mais celebrada. As vistas frontal e traseira são caracterizadas pela introdução de novos elementos de iluminação, pára-lamas, difusor traseiro e placas de matrícula dianteira e traseira flutuantes. Todas estas mudanças culminam numa identidade visual renovada e numa aparência geral mais limpa.

As novas luzes dianteiras e traseiras – fabricadas exclusivamente para a Morgan, ao contrário do que aconteceu em interacções anteriores – foram concebidas pelas equipas de design e engenharia internas da companhia e estão livres das restrições que uma unidade de iluminação de origens externas impõe.

Os pára-lamas dianteiros e traseiros no novo Plus Four foram completamente reformulados e agora são construídos usando uma técnica de conformação a frio. Embora as mudanças sejam deliberadamente subtis, apresentam um maior nível de superfície, influenciando a forma como a luz reflecte sobre o perfil do pára-lamas, adicionando tensão e evocando um volume mais esculpido.

Para coincidir com a introdução dos novos pára-lamas dianteiros e traseiros, o mais recente Plus Four apresenta um novo pára-choques dianteiro e um novo difusor traseiro, ambos com placa de matrícula flutuante. Tanto o pára-choques dianteiro quanto o difusor traseiro são finalizados em tinta cinza fosco escuro de forma a incrementar o peso visual do automóvel. Este recurso remonta precisamente aos desportivos Morgan da época, muitos dos quais não apresentavam bandeja inferior dianteira ou pára-choques, criando assim uma linha horizontal pronunciada na secção inferior dos pára-lamas e capot central.

O novo emblema do modelo apresenta a própria tipografia H.F.S. da Morgan, inspirado nos emblemas que usavam tipografias em itálico e linhas de velocidade repetidas, numa interpretação contemporânea do design clássico da marca.

Jonathan Wells, Director de Design da Morgan Motor Company, afirma: “Pensar num Morgan é imaginar a silhueta inconfundível do Plus Four. Durante este momento emocionante na história da empresa, enquanto buscamos uma experimentação visual mais ampla em toda a nossa gama de modelos, a evolução contínua do Plus Four – a nossa âncora de marca comprovada pelo tempo – é justamente submetida a uma abordagem mais delicada.”

“As mudanças que fizemos – como em qualquer produto de design de longa data – consideram o delicado equilíbrio entre tradição e inovação. Para o mais recente Plus Four, estamos orgulhosos de apresentar uma extensa lista de actualizações de design de componentes que se juntam para fornecer uma impressão inegavelmente refrescante e autenticamente respeitável.”

Puro prazer de condução

O Plus Four prioriza a sensação de condução acima de números de desempenho e tempos de volta, na busca por um desempenho dinâmico que recompense o condutor, dando-lhe uma maior ligação ao automóvel e à estrada. Está disponível em variantes de transmissão manual e automática e é alimentado pelo mais recente motor BMW de 2.0 litros.

Paralelamente, mais recente Plus Four apresenta uma alteração na suspensão padrão, com novas taxas de mola e amortecedores. Além disso, o Dynamic Handling Pack opcional – desenvolvido extensivamente junto com especialistas em suspensão Nitron – estará disponível desde o lançamento. É fabricado exclusivamente para a Morgan e inclui novas molas com amortecimento ajustável, além de contar com a adição de uma barra estabilizadora traseira. Todas estas mudanças ajudam a oferecer um maior nível de desempenho dinâmico e, como o Plus Four como um todo, visam proporcionar uma aprimorada e envolvente condução de puro prazer.

Plus Four, o legado

Introduzido pela primeira vez em 1950 no Salão Automóvel de Earl’s Court em Londres, o Plus Four provou ser um dos modelos mais populares da empresa, sendo assim chamado devido ao aumento de potência sobre o 4-4 (o primeiro Morgan de quatro rodas) introduzido em 1936. Durante os primeiros quatro anos de vida, o Plus Four apresentava um radiador ‘plano’ e pára-lamas de bicicleta. A partir de 1954, no entanto, o design do ‘radiador cowl’ foi introduzido, tornando-se a silhueta intemporal que se tornou sinónimo da Morgan, com as proporções de design que o Plus Four de hoje prossegue.

Milhares de exemplos foram produzidos ao longo da sua vida, com as exportações a provara sua popularidade em todos os principais mercados, incluindo nos EUA. Inclusivamente, foi um Plus Four que venceu a sua classe nas 24 Horas de Le Mans de 1962, no triunfo mais notável da marca no automobilismo. Um Plus Four foi ainda o primeiro automóvel de Ralph Lauren e, até hoje, faz parte da sua colecção – uma das mais reverenciadas do mundo.

O novo Morgan Plus Four está já disponível para encomenda, com os primeiros modelos a entrar em produção neste preciso mês de Maio. Para obter mais informações e configurar o seu próprio Plus Four, visite a página www.morgan-motor.com.