Motos com cinto de segurança é a nova ideia da Italdesign

30/05/2021

Depois dos coletes com airbags, os cintos de segurança. As motos continuam a evoluir para incorporar cada vez mais tecnologias ‘importadas’ das quatro rodas. Agora, a Italdesign acaba de patentear um cinto de segurança especificamente desenhado para veículos de duas rodas.

A ideia não é inédita (a BMW já disponibilizava o equipamento na sua scooter C1), mas inova no conceito. Os designers da empresa fundada por Giorgetto Giugiaro, em 1968, criaram um sistema que é mais do que só o cinto. Trata-se na verdade de uma plataforma completa para unir o motociclista à moto, composta por um encosto rígido, em formato de concha, onde o condutor irá apoiar as costas, ficando preso por dois cintos cruzados nos ombros e outro na cintura.

Ou seja, uma espécie de “cadeirinha” para adultos, que é conectada à moto apenas em alguns pontos flexíveis, para permitir ao motociclista continuar a realizar todos os movimentos indispensáveis à condução.

O sistema de Italdesign foi desenvolvido para funcionar em conjunto com o computador de bordo do veículo, por exemplo, para proceder à leitura em tempo real de cada situação de trânsito e adequar a resposta em caso de emergência. O equipamento pode segurar o piloto junto à moto nas pequenas colisões em cidade ou permitir que este de desprenda da moto numa queda a velocidade mais elevada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.