Desde que até o Land Rover Defender se ‘aburguesou’, os todo-o-terreno puro e duros são cada vez mais uma espécie em vias de extinção. Mas escoceses da All-Terrain All-Electric (ATAE) não querem deixar morrer o conceito e preparam-se para avançar com a produção do ‘último dos moicanos’.
Chama-se Munro Mark 1, está apontado a clientela que procura um automóvel com capacidades acima da média em fora de estrada e preparado para os trabalhos mais pesados, nos campos agrícolas, na construção ou para momentos de evasão em tiradas ‘dakarianas’ por caminhos de terra, lama ou areias. Apesar da motorização 100% elétrica.
A marca anuncia uma capacidade de reboque até 3,5 toneladas, confirmando que o modelo recorre a uma versão modificada do chassis de travessas e longarinas fornecidos pelos britânicos da Ibex Automotive. E também eixos rígidos, suspensão de bobinas, diferenciais, caixa de redutoras e travões fabricados por outros especialistas no Reino Unido.
O 4×4 da firma escocesa permitirá cinco ocupantes a bordo e até 1250 litros de capacidade na bagageira, o suficiente para transportar uma europalete. A simplicidade e a robustez serão palavras de ordem, por isso o interior lavável deve ser ‘despido’ de grandes luxos.
O motor elétrico deve debitar 210 cv e 300 Nm, associado a uma bateria de 52 kWh de capacidade que permitirá autonomia máxima para 250 km. Mas todos estes valores têm margem para progredir. A empresa anuncia a possibilidade de carregamentos rápidos, para recuperar até 80% da carga em cerca de 30 minutos.As encomendas do Munro Mark 1 abrem no verão, sendo que a produção estará limitada a mil unidades por ano, por preços que arrancam nos 58.500 euros.
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