O método não é inédito em supercarros muitos exclusivos ou de edição limitada. Recentemente, a Ford socorreu-se de um questionário para ajudar na seleção dos compradores do especialíssimo Ford GT. E, ao que tudo indica, a Toyota está a seguir o exemplo da marca da oval azul, decidindo aplicar fórmula semelhante no processo de venda do futuro hiperdesportivo, que é praticamente uma versão de estrada do GR010 Hybrid do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Assim, aos clientes interessados em adquirir o Toyota GR Super Sport não bastará ter o dinheiro necessário, vão ter também de provar que são verdadeiros fãs da marca e não de especuladores… Para o efeito, a marca japonesa preparou um completíssimo questionário para obter as informações que considera relevantes sobre os potenciais proprietários do mais exclusivo modelo de estrada no catálogo da Toyota.
O que a Toyota quer saber
No site da Toyota Gazoo Racing, a divisão de competição e de performance da marca japonesa, os utilizadores podem aceder ao documento que devem preencher como candidatos à compra. No formulário, a Toyota interroga sobre aspetos como o número de modelos que formam a coleção atual do potencial cliente. E, desses, quais são os 10 automóveis desportivos preferidos. Há também espaço para questões de ordem prática, como o número de quilómetros que percorrem anualmente com esses exemplares, quantas vezes por ano conduz em circuito ou que outros automóveis de de altas prestações pensa adquirir futuramente.
A marca também quer saber se o potencial cliente é ou foi proprietário de um dos 351 exemplares fabricados do Toyota 2000GT ou de uma das 500 unidades fabricadas do Lexus LFA – estes, previsivelmente, terão vantagem…Como o GR010 de competição que lhe serve de base, espera-se que o GR Super Sport de estrada conte com sistema híbrido a combinar a versão de 680 CV do motor V6 3.5 a gasolina e motores elétricos nas rodas dianteiras com cerca de 270 CV de potência.
