A NIO, marca chinesa de veículos elétricos, anunciou o lançamento de um novo método de comercialização para os seus automóveis, propondo um esquema de ‘Bateria como Serviço’ (‘Battery as a Service’ ou BaaS, no original) para tornar mais eficaz a adoção dos modelos elétricos na China.

A ideia da NIO é dar aos seus clientes a possibilidade de comprarem um veículo sem a bateria, logo mais barato, sendo essa um componente alterável e, até, melhorável com o tempo. Os clientes poderão subscrever um plano de utilização e pagamento das baterias consoante as suas necessidades, representando desta forma uma solução para acelerar a adoção da eletrificação, ao proteger o cliente de circunstâncias como a degradação da bateria ou melhoria da mesma.

De acordo com a marca, com o preço da bateria de fora do custo do veículo, a transição para um modelo elétrico poderá ser facilitada – o custo do automóvel é reduzido em cerca de 8600 euros (70.000 RMB), devendo o cliente subscrever um plano de serviço de 120 euros (980 RMB) por mês para um pack de 70 kWh.

A NIO já assegurou a homologação para a venda dos seus veículos sem a bateria e o primeiro cliente sob esquema BaaS já completou o processo de aquisição da viatura.

As baterias poderão ser alteradas num dos 143 pontos da marca no país, tendo a NIO já garantido mais de 1200 patentes relacionadas com a mudança de baterias e efetuado 800 mil mudanças de testes. O empenho desta marca no sistema é de tal forma grande que foi uma das impulsionadoras pelo novo estatuto regulatório de mudança de baterias para veículos elétricos (conjuntamente com a China Automotive Technology & Research Center (CATARC) e outros construtores.