A NIO, fabricante chinesa que tem no seu currículo o recorde da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring Nordschleife para um carro elétrico (e o segundo melhor entre os veículos de produção em série com o EP9), não está apenas empenhada em tornar-se uma marca de referência na área da mobilidade nas pistas e fora delas.
A empresa com sede em Xangai quer contribuir decisivamente para mudar a forma como nos relacionamos com o automóvel de todos os dias, seja através do seu inovador projeto de casa inteligente e conectada, ou pelas ofertas de serviços como é o ‘One Click for Power’, que também permite carregar os elétricos de outras marcas, e uma ampla gama de acessórios para usufruir de todas as potencialidades do carro com tecnologia de ponta.
O mais recente chama-se NIO Air AR e transforma o automóvel num cinema 3D sobre rodas.
Basicamente, é um set de óculos de realidade virtual, que incorpora auriculares e é compatível com o equipamento multimédia de topo dos vários modelos da marca NIO ET7 , NIO ES7 e NIO ET5.
O sistema utiliza uma tela HD de 130 polegadas, incluindo iluminação ambiente de 256 cores, som surround, e podendo funcionar com o carro em andamento, só para os passageiros, obviamente. Depois dos óculos colocados na cabeça, a imagem é projetada na frente do usuário, que pode navegar pelos diferentes menus usando o Air Smart Ring, uma superfície capacitiva que funciona como um botão de comando.
O fabricante anunciou que o catálogo de filmes disponíveis atualmente é composto por 260 títulos em qualidade Dolby Atmos e outros 200 em 3D.
O NIO Air AR será produzido numa primeira fase em edição limitada a apenas 500 exemplares, com um custo unitário de cerca de 330 €.
