Nissan e Honda vão juntar-se para produzir carros elétricos

17/03/2024

Os dois construtores japoneses que sempre tiveram sucesso com motores de combustão, não se têm mostrado assim tão bem-sucedidos no desenvolvimento e produção de carros elétricos.

Assim, as duas marcas anunciaram a intenção de assinar uma aliança para a produção de componentes e programas para veículos elétricos numa tentativa de reduzir custos e reforçar a competitividade.
O presidente da Nissan, Makoto Uchida, e o homólogo da Nissan, Toshihiro Mibe, disseram que as duas empresas irão procurar áreas de colaboração, como programas e a uniformização de componentes-chave, incluindo baterias.

O acordo não é vinculativo e as negociações irão começar agora, disseram os executivos, numa conferência de imprensa conjunta. O mercado do automóvel elétrico “está a mudar rapidamente e espera-se que a competição aumente. (…) Penso que podemos partilhar desafios comuns” com a Honda, disse Toshihiro Mibe.

“Aquilo que os clientes procuram mudou significativamente” e nesse cenário “motores e programas modernos são necessários para se adaptar a essas exigências”, notou Makoto Uchida. Questionado sobre um potencial impacto na aliança que a Nissan mantém com a francesa Renault e a japonesa Mitsubishi, Uchida garantiu: “Eles continuam a ser aliados importantes e continuaremos a trabalhar juntos para continuar a elevar essa colaboração”.

Uchida mostrou-se convencido de que o novo projeto “não afeta em nada” as alianças já estabelecidas e pode servir “para encontrar formas de maximizar os benefícios” para todos. “A Nissan tem uma grande afinidade com a Honda”, disse Toshihiro Mibe, que garantiu que a evolução da eletrificação e dos veículos inteligentes torna “essencial ser forte em muitos domínios”.