Nissan Hyper Punk: um SUV com inteligência artificial para criar conteúdos

19/10/2023

SUV de estilo futurista cria os seus próprios cenários e usa a Inteligência Artificial para criar conteúdos e inspirar o condutor.

O Youtube é a plataforma de vídeo de eleição para criadores de conteúdos e foi, sobretudo, a pensar nesta nova geração de influenciadores digitais que a Nissan criou um de quatro espetaculares protótipos que vai apresentar em mais uma edição do Japan Mobility Show, durante a próxima semana.

De acordo com a marca japonesa, o concept confirma a forte aposta da empresa na conquista de um público mais jovem, que valorizam muito não só o estilo e a imagem, mas também a inovação e a tecnologia.

O Hyper Punk apresenta-se com o formato SUV da moda, num conjunto de linhas muito futuristas, em que a dianteira sobressai pelo intrincado design das óticas com luzes LED, dispostas verticalmente. As jantes de 23 polegadas incorporam elementos iluminados, a ajudar ao visual espacial.

Criador de conteúdos digitais

No interior, a decoração é fortemente inspirada na arte do Origami e, segundo a Nissan, o habitáculo do Hyper Punk foi criado como um estúdio móvel, que oferece conectividade contínua à Internet e várias câmaras dispostas para captar todos os cenários dentro e fora do carro. As imagens captadas são depois convertidas em cenas estilo magna utilizando inteligência artificial e exibidas nos três ecrãs do painel de bordo.

Nissan Hyper Punk: pode não parecer, mas é um carro

Além disso, o SUV conta com uma série de biossensores instalados nos encostos de cabeça para detetar o humor do condutor. O próprio carro poderá, então, em tempo real, ajustar a música e a iluminação para aumentar as boas vibrações e melhorar a energia e o estado de espírito no interior.

O SUV da Nissan assenta numa plataforma 100% elétrica, uma arquitetura que inclui um sistema de conetividade Vehicle-to-Everything (V2X).

Após a estreia no salão da mobilidade em Tóquio, o Hyper Punk estará disponível nas consolas, com o jogo Fortnite, a partir de 25 de outubro.