Norma Euro 7 foi aprovada pelo Parlamento Europeu, mas há mais…

15/03/2024

É oficial, o Parlamento Europeu aprovou, finalmente, o regulamento Euro 7, que estabelece as normas para a redução das emissões de poluentes atmosféricos provenientes dos transportes rodoviários.

A legislação atualizada, que foi aprovada por todo o Parlamento, aplicar-se-á a todos os veículos. O Euro 7 será então aplicado aos automóveis e veículos ligeiros, em vez de 2025, como inicialmente proposto pela Comissão Europeia, em 2027. O acordo sobre este regulamento, que substitui o Euro 6, foi alcançado em dezembro de 2023 no Conselho e foi adotado por 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções no Parlamento Europeu.

De salientar que, apesar de ter sido aprovada, a proposta teve total oposição, tanto da indústria automóvel como de oito países como a França, Itália, República Checa, Bulgária, Hungria, Polónia, Roménia e Eslováquia. O seu argumento é que estas medidas iriam acrescentar novos custos e barreiras à indústria durante um período muito curto até ao ano estabelecido pela UE para que todos os veículos sejam de emissões zero.

Agora, só falta que os 27 Estados-Membros da UE a adotem formalmente para que possa entrar em vigor.

A reforma será implementada 30 meses após a sua entrada em vigor para os automóveis e carrinhas, no final de 2026, e 48 meses mais tarde para os autocarros, camiões e reboques, em 2028, o que significa que a implementação será adiada até esses anos, o que ainda falta algum tempo.

Trata-se de uma revisão da anterior Euro 6, destinada a acompanhar a indústria na sua transição para veículos com emissões mais limpas até 2035. Por conseguinte, foi decidido manter os limites de emissão e os ensaios estabelecidos na legislação anterior.
Além disso, pela primeira vez na sua história, as regras da UE incluirão limites de emissão para as partículas de travagem (PM 10) para automóveis e carrinhas, bem como requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade da bateria para todos os VE com bateria.

Outra novidade é o “passaporte ambiental” para os veículos, que fornecerá informações pormenorizadas sobre a eficiência do veículo no momento do registo, tendo em conta as suas emissões de C02 ou o seu consumo de combustível e autonomia eléctrica, se disponível, ambos de acordo com os valores europeus de homologação WLTP.