Novidades da Citroën reforçam a aposta na eletrificação da sua gama média e alta

03/10/2023

Continuando o seu compromisso com a mobilidade sustentável, a Citroën apresenta uma remodelação nos seus automóveis eletrificados, focada sobretudo nas motorizações, sem alterações ao nível do design.

 

A escolha do sítio para o fazer não podia ser mais apropriado: “Domaine Maffliers”, um local rodeado de natureza, considerado um dos lugares mais ecológicos de França que está inserido num bosque com 35 hectares, a 40 minutos de Paris.

Entre as novidades contabilizámos seis, para além da nova aplicação e-ROUTES para smartphone, disponível já este mês. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e permite planear rotas de forma avançada utilizando um algoritmo que acede aos dados da viatura em tempo real.

Nos automóveis, as novidades chegam até ao final do ano de 2023, e são introduzidas nos modelos dos segmentos C e D. Assim temos a estreia do sistema híbrido suave (MHEV) com tecnologia de 48 V no SUV C5 Aircross Hybrid 136, que junta as prestações e a eficiência do motor a gasolina PureTech 136 a um propulsor eléctrico de 21 kW, proporcionando uma experiência de condução inédita, com uma redução significativa do consumo de combustível e das emissões de CO2.

A oferta de motorizações é ainda reforçada com a disponibilidade tanto no SUV C5 Aircross, como no C5 X, da alternativa híbrida recarregável (PHEV), com a chegada das versões Plug-In Hybrid 180. Este conjunto motriz distingue-se pelo seu conforto, prestações e suavidade de condução ao somar um motor a gasolina PureTech 150 a um propulsor elétrico de 81,2 kW acoplados a uma caixa de velocidades automática ë‑EAT8, para uma potência combinada de 180 cv.

A nova função “ë-Save” permite guardar autonomia elétrica para ser utilizada quando for necessária, por exemplo em trajetos urbanos em zonas de emissões zero, até um máximo de 55 quilómetros (WLTP).

Já os modelos Citroën Ë-C4 e Ë‑C4 X ganharam novos motores com 156 cv (115 kW), e baterias de última geração com maior capacidade, 54 kWh, que permitem alcançar uma autonomia de 420 km em ciclo combinado (WLTP).

Para além disso foram melhorados aspetos práticos, como a velocidade de carga da bateria, sendo possível agora obter 100 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos utilizando um ponto de carregamento de 100 kW em corrente contínua.

Para já os preços disponibilizados são apenas para estes dois modelos:

  • Citroën ë-C4 115 kW (156 cv) bateria de 54 kW: 44 285 euros
  • Citroën ë-C4 X 115 kW (156 cv) bateria de 54 kW: 44 435 euros