Após o lançamento das versões Limousine e Station, a All-Terrain completa a família de versões da nova geração do Mercedes-Benz Classe E, propondo uma série de características que incrementam a versatilidade geral. A chegada aos concessionários terá início a partir do primeiro trimestre de 2024.

Lançada originalmente em 2017 em associação à carroçaria carrinha (‘Station’), a versão All-Terrain posiciona-se como uma variante mais versátil e robusta, beneficiando de proteções de carroçaria e maior altura ao solo como principais argumentos para lidar com terrenos mais agrestes.

Dotada de sistema de tração integral 4MATIC de série, maior distância ao solo através da suspensão pneumática Airmatic (também de série) e programa de condução “off-road”, o novo Classe E All-Terrain torna mais fácil conduzir em terrenos como em estradas de terra.

Visualmente, o All-Terrain também se demarca facilmente: os elementos de design todo-o-terreno incluem a grelha dianteira exclusiva, os para-choques especiais, as proteções inferiores dianteira e traseira cromadas brilhantes e os revestimentos dos guarda-lamas em cinzento escuro. Na dianteira, pode ainda receber moldura da grelha iluminada (opcionalmente) para maior distinção, especialmente, em condução noturna. O coeficiente aerodinâmico (Cd) é de 0,284, o que denota uma preocupação importante para com a eficiência.

Em comparação com a versão Station convencional do Classe E, a versão All-Terrain é maior apenas em altura: mede 4950 mm de comprimento, 1904 mm de largura e 1497 mm de altura. Os pneus de série têm dimensões de 235/55 R 18, embora possa receber, opcionalmente, jantes até 20 polegadas.

Face ao modelo de geração anterior, o novo Classe E All-Terrain é 28 mm mais largo, enquanto a distância entre eixos aumentou em 22 mm para 2961 milímetros, o que cria mais espaço para os joelhos e para as pernas nos lugares traseiros. A capacidade do compartimento de carga pode ser aumentada de 615 para 1830 litros, com o rebatimento do encosto do banco traseiro em proporção 40:20:40. Na motorização híbrida plug-in, a capacidade do compartimento de carga varia entre 460 e 1675 litros. O portão elétrico de acesso à bagageira (Easy-Pack) é de série.

Interior premium

A par com a imagem exterior mais arrojada, também o interior merece algumas características especiais, como os pedais desportivos AMG em aço inoxidável e os tapetes com o logótipo All‑Terrain.

A nível tecnológico, a carrinha aventureira tira partido dos mesmos avanços apresentados na nova geração do Classe E. A combinação de ecrãs a bordo é o elemento de destaque. Os gráficos do painel de instrumentos digital podem ser personalizados com uma seleção de dois estilos de exibição (clássico e desportivo) e três modos (navegação, assistência, serviço). Com o novo MBUX e um ecrã central tátil de maiores dimensões, os símbolos no são agora mais simples e codificados por cor para terem uma aparência semelhante aos mosaicos do ecrã de um smartphone.

O módulo de comunicações funciona com tecnologia 5G. Entre as suas vantagens estão, não só a possibilidade de transferir dados a velocidades muito superiores comparativamente à norma LTE/UMTS, mas também a possibilidade de utilizar a chave digital, a qual permite aos condutores utilizarem um iPhone ou um Apple Watch como uma chave do veículo. Após o emparelhamento de um dispositivo compatível com o veículo através dos serviços Mercedes me connect, o dispositivo pode ser utilizado para ligar, abrir e trancar o Classe E All-Terrain. A partilha de chave também é possível, até a um máximo de 16 pessoas. O Classe E All-Terrain pode ser pré-equipado com chave digital como parte do Pack conforto Keyless-Go. Esta combinação de equipamentos está disponível no novo Classe E Station em combinação com as versões Premium.

É também possível contar com um terceiro ecrã no lado do passageiro, com este último a poder controlar diversas funções de infoentretenimento e ver filmes, por exemplo, mesmo em andamento. O condutor é impossibilitado de ver o que se passa nesse ecrã graças a um sofisticado software de bloqueio que escurece automaticamente o ecrã.

Os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros, como o ‘TikTok’, o jogo ‘Angry Birds’, a aplicação de colaboração ‘Webex’, a aplicação de videoconferência ‘Zoom’ ou o navegador ‘Vivaldi’. Além disso, a plataforma de entretenimento ‘ZYNC’ oferece streaming de vídeo, conteúdos sob pedido, experiências interativas e programas locais de vídeo, entre outras funcionalidades. Também novidade é a câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier. Quando o automóvel está parado, o condutor pode utilizar ferramentas de videoconferência, como a ‘Webex’, ou tirar selfies e vídeos.

O ar condicionado automático Thermotronic (opcional) inclui um novo tipo de saídas de ventilação, as quais podem ser ajustadas eletricamente por via da função Controlo Digital das Saídas de Ventilação, que recorre a dois pequenos motores elétricos localizados em cada conduta de ventilação.

O sistema Energizing Comfort foi evoluído, possuindo agora um programa de prevenção de enjoo por movimento para ajudar a aliviar os sintomas do passageiro dianteiro ou atrasar o início dos mesmos, reduzir a intensidade sentida e melhorar o bem-estar em termos gerais.

Ainda no interior, o novo E All-Terrain recorre à iluminação para se combinar visualmente com o ritmo das músicas: a faixa de luz ativa no topo do painel de instrumentos e nos painéis das portas dianteiras pode ser utilizada para produzir uma interpretação visual de qualquer conteúdo a partir das fontes de som de entretenimento.

Três motorizações no lançamento

Logo no lançamento de mercado, os clientes poderão escolher entre três opções de motorização, havendo uma para todos os gostos, embora sempre com algum tipo de eletrificação: gasolina, Diesel e híbrida plug-in. Os modelos de motor de combustão estão equipados com motores de quatro e seis cilindros da família de motores modulares da Mercedes-Benz.

Sobrealimentados e dotados de motor de arranque/alternador integrado (ISG), as versões Diesel e a gasolina são parcialmente híbridas. Uma nova bateria permitiu aumentar a potência do motor elétrico de 15 para 17 kW/23 CV, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.

Assim, a versão E All-Terrain 220 d 4MATIC conta com motor 2.0 turbodiesel de 197 CV e 440 Nm de binário (a que se juntam a potência e binário do sistema elétrico), com um consumo entre os 5,3 e os 6,0 l/100 km, ao passo que a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 8,1 segundos. A versão 450 4MATIC recorre a motor de 3.0 litros para debitar 381 CV e 500 Nm (sem contar com os valores híbridos), para um consumo entre os 7,9 e os 8,7 l/100 km. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 4,7 segundos.

Por fim, a versão E 300 de 4MATIC combina o motor 2.0 turbodiesel de 197 CV com uma máquina elétrica síncrona de excitação permanente de 95 kW/129 CV, enquanto a bateria de 25.4 kWh (total, sendo 19.5 kWh úteis) permite uma autonomia em modo elétrico até 100 quilómetros. A potência combinada é de 230 CV, enquanto o binário é de 700 Nm, tirando partido do elevado contributo do binário do motor elétrico, que é de 440 Nm. O modo elétrico pode ser utilizado até aos 140 km/h. O consumo varia entre os 0,6 e os 0,9 l/100 km. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6,9 segundos.

Suspensão pneumática de série

O novo Classe E All-Terrain está equipado de série com suspensão pneumática Airmatic, o qual combina foles pneumáticos com amortecedores ADS+ adaptativos para maior rapidez de resposta. As características dos amortecedores variam automaticamente em cada roda individual, tanto na fase de compressão como na fase de recuperação. A avançada tecnologia de sensores e os algoritmos adaptam os amortecedores à superfície da estrada, de modo a que o impacto de um pneu numa supressão do pavimento ou lomba, por exemplo, não seja transferido para todo o eixo e para o interior.

Com o controlo da altura, o sistema Airmatic mantém uma distância ao solo constante, independentemente da carga do veículo, adaptando-se às condições conforme necessário. Para reduzir a resistência ao ar e o consumo de combustível, no programa de condução ‘Comfort’, o veículo é automaticamente rebaixado em 15 mm quando atinge a velocidade de 120 km/h.

No modo “off-road” do sistema ‘Dynamic Select’, o ecrã do painel de instrumentos e o ecrã central comutam para uma visualização “off-road” com dados de fácil leitura, opções de controlo e funções importantes. Em combinação com a câmara de 360°, a função “capot transparente” apoia o condutor ao mostrar uma vista virtual abaixo da dianteira do veículo. Isto permite que os condutores detetem com antecedência possíveis obstáculos, como pedras grandes ou desníveis profundos, e atuem para os evitar.

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