Caso de popularidade entre os SUV, o Volkswagen Tiguan foi renovado no final do ano, sendo agora conhecida a respetiva atualização do mais espaçoso Tiguan Allspace, que mantém a possibilidade de equipar os sete lugares a bordo, mostrando igualmente uma faceta mais atual e nova tecnologia de segurança e de conectividade. O renovado SUV da marca alemã chega a Portugal em novembro.

Desde que foi lançada na Europa em 2017, a versão de maior distância entre eixos do Tiguan já vendeu cerca de 1.5 milhões de unidades globalmente (com os Estados Unidos da América a contribuírem em larga escala para este valor), percebendo-se assim a sua importância para a marca. Desta forma, as atualizações abarcaram diversos capítulos, desde a estética aos sistemas de segurança e tecnologia de infoentretenimento.

O comprimento cresceu em 22 mm para os 4723 mm devido às mudanças na dianteira, mas a distância entre eixos manteve-se nos 2790 mm, mais 110 mm do que no caso do Tiguan de base, o que proporciona desde logo um maior desafogo a bordo. A marca mantém a possibilidade de contar com uma terceira fila de bancos opcional, com bagageira que varia entre os 760 e os 1920 litros na versão de cinco lugares e os 700 e os 1755 litros no caso da variante com os sete lugares. A terceira fila de bancos (e a segunda) pode ser rebatida e escondida sob o piso da mala.

No exterior, as atualizações mostram uma aproximação do Tiguan Allspace aos modelos mais recentes, como o Golf de nova geração, com nova grelha dianteira, novos grupos óticos com tecnologia LED, podendo receber para a iluminação dianteira a tecnologia IQ.Light (de matriz LED) com funcionalidades acrescidas.

No interior, onde o foco esteve na melhoria do ambiente tecnológico e da qualidade percebida, há um novo painel de instrumentos digital e comandos táteis iluminados para o sistema de climatização, destacando-se igualmente os novos sistemas de infoentretenimento de terceira geração (MIB3) com diversos serviços online, graças à ligação por um cartão eSIM para conexão ao sistema We Connect (por tempo ilimitado) e We Connect Plus (com tempo de utilização livre de custos de um ou três anos, dependendo do mercado).

Consoante o nível de equipamento, os sistemas MIB3 podem ter funcionalidades como controlo por voz natural, acesso a serviços streaming e personalização por intermédio da nuvem via Volkswagen ID. Adicionalmente, os sistemas Apple CarPlay e Android Auto podem agora ser integrados sem fios.

O condutor tem ainda direito a um novo head-up display (HUD) para projeção no seu campo de visão das informações mais importantes relacionadas com a tarefa da condução.

Três níveis de equipamento

A gama estará dividida em três níveis de equipamento, Life, Elegance e R-Line. A versão Elegance contará já com diversos elementos em cromado no interior, bem como jantes de 19 polegadas. Já a R-Line assume-se como a de visual mais desportivo, com recurso a volante em pele específico, logótipos decorativos, aplicações em Carbon Grey, sistema Digital Cockpit Pro de 10 polegadas e jantes de 19 ou de 20 polegadas, consoante a escolha do cliente.

Entre as opções estão o sistema de iluminação ambiente do habitáculo com 30 cores selecionáveis, o sistema de som da Harman Kardon ou o volante desportivo com contornos desportivos.

Motores sem eletrificação

A gama de motores não conta ainda com a vertente de eletrificação, embora disponha de unidades de combustão interna da mais recente geração com a escolha a fazer-se entre três versões a gasolina (1.5 TSI e 2.0) e duas turbodiesel (2.0 TDI).

Entre as opções a gasolina, o Tiguan Allspace estará disponível com o motor 1.5 TSI de 150 CV de potência associado a tração dianteira e com tecnologia de desativação de dois dos quatro cilindros, com o 2.0 TSI de 190 CV em associação com caixa DSG de sete velocidades ou, na versão de topo, a 2.0 TSI de 245 CV com caixa DSG de sete velocidades e tração integral 4MOTION.

No campo dos Diesel, a escolha recai no bloco 2.0 TDI com tecnologia de ‘limpeza’ dos gases de escape ‘Twindosing’, que permite a redução substancial do óxido nítrico (NOx) por ação do doseamento duplo de AdBlue. O primeiro catalisador SCR está junto ao motor, alcançando a sua temperatura de funcionamento ótima mais rapidamente, enquanto a segunda está mais atrás, a cerca de meio caminho do sistema de escape.

Está disponível em versões de 150 CV e de 200 CV, em associação com caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de sete velocidades. O motor mais potente surge em associação a esquema de tração integral 4MOTION, enquanto o menos potente, sendo de tração dianteira de série, pode contar também com tração integra, opcional.

De notar que o sistema 4MOTION conta com diferencial eletrónico autoblocante XDS com quatro modos de funcionamento: ‘Onroad’ para a condução em estrada, ‘Offroad’ para trajetos fora de estrada, ‘Offroad Individual’ para ajustes personalizados e, por fim, ‘Snow’ para condução em pisos escorregadios por neve ou gelo.

Em termos de segurança, realce para a chegada da tecnologia IQ.Drive Travel Assist que se estreia no Tiguan Allspace. Dependendo da caixa de velocidades, este sistema pode assumir o controlo da aceleração, travagem e direção em velocidades desde os zero (na caixa automática) ou 30 km/h (com caixa manual) até aos 210 km/h. Para o efeito, o Travel Assist confia em sistemas como o Cruise Control Adaptativo (ACC) e Lane Assist (de série).

O novo Tiguan Allspase chegará ao mercado português no derradeiro trimestre, mais concretamente em meados de novembro. Não existem ainda preços.

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