A semelhança com o icónico Lotus Elise e o primeiro Roadster da Tesla, que utilizou a mesma plataforma do pequeno descapotável de dois lugares, não são uma pura coincidência.

 

A Nyobolt é uma empresa britânica que fabrica baterias e sistemas de carregamento ultra-rápidos para veículos elétricos. Para demonstrar a sua tecnologia de carregamento, desafiou o designer Julian Thomson para criar um automóvel elétrico para o efeito.

Acontece que foi Thomson quem desenhou o Lotus Elise há 27 anos, e utilizou-o como inspiração para a proposta do descapotável elétrico encomendado pela empresa. Embora utilize o chassis do Exige S, um outro modelo da Lotus com maior distância entre eixos como base, as linhas redesenhadas mantêm a identidade visual do Elise. Desde os faróis, aos farolins, passando pela linha de cintura até ao pequeno aileron traseiro.

No modificado chassis do Exige S assenta a bateria com 35kWh de capacidade, que pode ser carregada dos 0 aos 100% em apenas 6 minutos num carregador ultra-rápido, disponibilizando uma autonomia de cerca de 250 quilómetros. Terá 450 cv de potência e 450 Nm de binário.

A Nyobolt pretende produzir um número reduzido de exemplares – apenas 25 por ano –, para provar que os automóveis elétricos não precisam de baterias grandes e pesadas para uma utilização quotidiana. O carro deverá pesar cerca de 1300 quilos e pode ser a solução para veículos elétricos mais leves e acessíveis, concebidos para áreas urbanas onde os veículos de combustão deixarão de poder circular.

Para já os resultados obtidos com o protótipo são animadores: com 2000 ciclos de carga rápida, a bateria não apresenta sinais de perda significativa de performance. A produção do Nyobolt EV pode começar já em 2024.