O elétrico mais vendido na China chega à Europa por 9.999 euros

10/04/2021

Citadino construído na Lituânia tem lotação para quatro ocupantes e autonomia para até 200 quilómetros elétricos.

Se nenhuma surpresa acontecer no mercado dos elétricos nos próximos meses, o Dacia Spring, com entregas a partir de outubro, será o elétrico mais acessível em Portugal, com preços que arrancam nos 16.800 euros – ou 13.800 €, com o apoio estatal. Mas já há mais barato há venda na Europa: chama-se Freze Nikrob e é anunciado pela lituana Dartz por 9.999 euros.

“O EV mais barato à venda na União Europeia”

Assim promovido pelo fabricante de 4×4 blindados na Lituânia, o Freze não é mais do que uma versão do Wuling Hongguang Mini EV, produzido em joint-venture pela General Motors e as marcas SAIC e Wuling, especificamente para a China. O modelo é líder de venda no maior mercado automóvel mundial e a versão europeia persegue níveis semelhantes de popularidade. Não apenas pelo preço verdadeiramente “canhão”, mas também por apresentar perfeitamente adaptado às exigências do Velho Continente. Para este projeto, a Dartz ao carroçador Nikrob, pois a sinergia não se irá limitar a distribuir o modelo chinês. O Freze será construído na Europa com elementos e módulos procedentes da China, com o reforço da lista de equipamentos e sistemas de segurança exclusivos, incluindo já o controlo de tração, novos airbags e sistema de iluminação por LED.

A gama simplificada é composta por só duas versões, com uma bateria de 9,2 kWh ou 13,8 kWh, para até 200 km de autonomia.

O motor elétrico está instalado no trem posterior e anuncia 13 kW (18 cv) de potência e 85 Nm de binário, o suficiente para autorizar 100 km/h de velocidade máxima.

No mercado lituano, o citadino já está já à venda por preços a partir de 9.999 euros; a versão mais equipada custa 14.999 euros. O Freze está a ser um sucesso, com enorme procura por parte de empresas de car-sharing.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.