O mundo dos automóveis esquecidos em miniatura de Mike McGee

04/02/2024

Todos os entusiastas de automóveis gostam de ter as suas máquinas impecáveis, assim como quando vêem um automóvel em mau estado, a sua primeira ideia é restaurá-lo. O canadiano Mike McGee, é um desses entusiastas, que pertence à Historic Vehicle Association, uma entidade que une os entusiastas e especialistas, para garantir a preservação dos automóveis clássicos.

No entanto, todos sabemos que nem todos os automóveis são preservados e salvos, até porque isso era impossível. Muitos ficam abandonados ou esquecidos em algum local, outros acabam nas sucatas pois, na grande maioria das vezes, ou não têm grande valor, ou não compensa o seu arranjo.

McGee tem ainda outra paixão, produzir miniaturas e os seus cenários envolventes, algo que já faz há 20 anos. Os seus modelos são produzidos em plástico, à escala 1/25. Ao longo desse tempo, já vendeu mais de 400 modelos e, grande parte deles, vão para coleccionadores que pretendem uma réplica à escala do seu automóvel. Se houver um kit disponível para venda, McGee adquire e transforma-o conforme a encomenda do cliente, mas sempre como o automóvel saiu de fábrica, brilhante e impecável. Há uns tempos atrás, começou a reproduzir as miniaturas com alguns danos e com as marcas do tempo, para assim terem um maior realismo.

Foi aí que McGee teve a ideia de recriar o cenário do fim de vida de muitos automóveis, a apodrecer ao relento ou danificados numa sucata. Foi então que decidiu criar um cenário de uma sucata, com vários automóveis, motores, peças e pneus espalhados, com todas as estruturas necessárias. Este diorama, como são conhecidos os cenários em miniatura, esteve em exposição na sua loja e vários foram os clientes que o tentaram adquirir, mas McGee recusou sempre a sua venda.

Até que um dia, começou a colocar no eBay os seus modelos da sucata, achando que não iam ter muita procura, mas estava enganado, com os modelos a ter várias licitações e serem vendidos por valores algo elevados. Ainda assim, McGee produz os seus modelos por paixão e não pelo valor, tendo já vários clientes a dizer que deveria cobrar mais pelo seu trabalho.

Um dos seus grandes clientes é proprietário de uma sucata, em Hamilton, Ontário, e perguntou a McGee quanto é que ele queria pelo diorama da sucata, com as cerca de 60 viaturas que estavam presentes. Como não queria vender, McGee disse que seriam 4000 dólares, algo que o cliente prontamente aceitou. Posteriormente, produziu outro cenário com cerca de 40 automóveis, para ele próprio.

Para mostrar melhor o seu trabalho criou um site, onde recebe imensas visitas, aumentando drasticamente durante a pandemia. No site, mostra diversos trabalhos, onde inclui antigos automóveis de competição e a recriação dos automóveis utilizados em filmes e que são destruídos durante as filmagens. Outros dioramas que McGee produz, são garagens, onde estão presentes os automóveis adormecidos, adicionando todos os detalhes para o cenário parecer uma real barn find.

É sem dúvida um deleite ver as fotografias dos cenários de Mike McGee, na sua grande maioria parecem mesmo reais. Veja a galeria abaixo e aprecie o detalhe das suas construções.