Segundo um estudo da Porsche Consulting, o mercado de mobilidade aérea nas grandes metrópoles crescerá a partir de 2025. E, quando acontecer, o emblema de Estugarda quer estar na linha da frente.

Marca especializada na produção de desportivos para “voar baixinho” com as quatro rodas bem assentes no asfalto, a Porsche quer lançar-se agora na conquista dos céus, com a introdução de propostas alternativas mais rápidas e eficientes para o transporte de passageiros.

O fabricante alemão acredita que o carro voador terá um papel importante na mobilidade do futuro. De acordo com um estudo recentemente elaborado pela Porsche Consulting, o negócio veículo urbano aéreo irá crescer dentro de quatro anos e acelerar a fundo na próxima década.

Diz a consultora que os primeiros voos comerciais com este tipo veículos podem ter início já em 2025, embora o seu desenvolvimento ainda dependa de investimento multimilionários: 10 mil milhões de euros vão destinar-se apenas para a conceção dos carros voadores. Para que sejam interessantes, devem ser “rápidos, integrados, centrados no e individualizados”, explica a consultora, que considera a este negócio como “um nicho que pode ser muito lucrativo”.

Em 2035, este modelo de negócio poderia já representar faturação em torno dos 32.000 milhões de euros, de acordo com as previsões da marca alemã.

Não obstante os números otimistas, os especialistas da Porsche Consulting também ressalvam que o investimento na produção dos veículos representaria apenas uma parte dos avultadíssimos encargos. A parcela mais importante estará ma área legal, com homologações complicadíssimas de avaliar no momento atual, e na criação de uma infraestrutura. A marca considera que seriam necessários entre 1.000 e 2.500 pontos de aterragem espalhados pelos menos por 60 cidades do mundo.

Boeing também está a bordo

A gigante norte-americana da aviação e a Porsche já são parceiros para explorar o mercado ‘premium’ de mobilidade urbana, o primeiro passo na caminhada que aponta para a expansão do tráfego das movimentadas artérias das cidades para o espaço aéreo.

«A Porsche quer expandir o seu âmbito como fabricante de veículos desportivos e tornar-se uma marca líder em mobilidade ‘premium’. A longo prazo, isso pode significar a entrada numa terceira dimensão do transporte», diz Detlev von Platen, membro do Conselho de Administração da Porsche AG.

Mas a sinergia beneficiará as duas empresas que, como revelou Steve Nordlund, diretor-geral da Boeing NeXt, servirá para «desenvolver um novo ecossistema de mobilidade seguro e eficiente, e oferece uma oportunidade para trabalhar no desenvolvimento de um veículo premium de mobilidade urbana aérea juntamente com uma marca automóvel líder».

As divisões Porsche Engineering Services GmbH e a Aurora Flight , subsidiária da Boeing para o desenvolvimento de novas tecnologias aeronáuticas, estão há dois anos a desenvolver o primeiro protótipo conjunto de um veículo elétrico com descolagem e aterragem verticais.