O que é subinsuflação e como estraga os pneus do seu carro

30/11/2023

Os especialistas indicam que o tempo médio de vida de um (bom) pneu situa-se entre os 40 e os 50 mil quilómetros, mas, atenção, um produto de qualidade inferior poderá ter menos um quarto desta duração, pouco mais de 10 mil quilómetros. De qualquer forma, a durabilidade do pneu vai sempre depender do tipo de percursos frequentes e do estilo de condução. Além de que é essencial seguir a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante do veículo. Esta informação pode ser encontrada no próprio veículo (na porta do automóvel ou na tampa do depósito de combustível), no manual do utilizador que encontra no automóvel, nas recomendações do fabricante ou num guia automóvel profissional. Ar a menos nos pneus, a denominada subinsuflação, pode ter um efeito significativo no comportamento do veículo e provoca um desgaste anormal das borrachas.

Os especialistas das Euromaster inumeram quatro causas diretas da pressão baixa nos pneus:

1. Sobreaquecimento. Os pneus aquecem em demasia, favorecendo a deformação e degradação dos seus constituintes e potenciando o risco de rebentamento ou explosão.

2. Menor domínio. O contacto com o pavimento não é total, criando espaço para algum descontrolo ao volante. A distância de travagem pode aumentar em cinco metros se a pressão for inferior em 1 bar. O perigo também espreita nas curvas e em pisos molhados (maior risco de aquaplaning).

3. Desgaste rápido. A vida útil dos pneus reduz com a pressão baixa. Quanto menos ar, mais depressa se desgastam, e de forma desigual. Se os valores estiverem abaixo do recomendado em 20%, durarão, também, menos 20%.

4. Consumo superior. A resistência ao rolamento é maior com os pneus vazios. Com menos 1 bar que o estipulado, o consumo de combustível dispara cerca de 6%.

Fonte: Euromaster