O seu carro está fora de prazo?

28/09/2020

Não existe um prazo de validade para um automóvel, mas a maioria dos componentes essenciais do seu carro têm um limite de duração. Saiba quais são e quando estão em risco de caducar.

De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o parque automóvel no nosso país é um dos mais envelhecidos da Europa. Em 1995 a idade média dos automóveis em Portugal era de 6,1 anos; em 2000 aumentou para 7,2 e, em 2017, a idade média do parque circulante atingiu um máximo de 12,6 anos. Pior: ainda segundo a ACAP, um em cada seis automóveis a circular em território nacional tem mais de 20 anos… Casos sérios de longevidade, muitos a pedirem reforma urgente. Isto porque, apesar de não existir uma idade à vida útil de um automóvel, cada um dos seus componentes vitais tem um prazo de validade, a partir do qual aumenta o risco de falhas graves.

Qual é o prazo de validade de uma embraiagem, um turbo ou de cada um dos injetores do motor do seu caro? Uma coisa é certa: não duram para sempre!

Lâmpadas: Nos carros modernos, as luzes de Xénon ou LED prometem durar toda a vida útil do veículo, mas a validade das lâmpadas convencionais mede-se em horas: as de halogénio do tipo H4 duram cerca de 250 horas e as H7 podem durar até 500 horas.

Escovas limpa-vidros: É das peças do automóvel que mais sofrem com a exposição ao sol e ao calor e um dos componentes data de validade mais curta: devem substituir-se a cada 2 anos.

Correia de distribuição: O fabricante estipula um prazo para cada modelo e motorização, mas as correias modernas são substituídas a cada 100.000 ou 180.000 quilómetros.

Alternador: A sua vida útil ronda cerca de 200 mil quilómetros. Em muitos casos, o funcionamento irregular não obriga à troca do alternador por inteiro.

Catalisador: Vida média estimada entre 90.000 e 120.000 quilómetros

Turbo: Este sistema de sobrealimentação não deve durar mais de 250 mil quilómetros, dependo do modelo.

Injectores: Entre 300.000 e 400.000 quilómetros.

Válvula EGR: A vida média de componente ronda os 200.000 quilómetros, mas a limpeza periódica pode aumentar muito a sua longevidade

Amortecedores: O estilo de condução e tipo de piso vai influenciar decisivamente o desgaste dos amortecedores. A vida útil é estimada ronda os 80.000 quilómetros.

Embraiagem: Também depende muito do tipo de condução – a duração média varia entre os 30.000 e os 200.000 quilómetros.

Travões: as pastilhas convencionais devem trocar-se a cada 60.000 quilómetros; os discos podem manter as suas caraterísticas até aos 120.000 quilómetros.

Pneus: Entre 30.000 e 60.000 quilómetros será o ideal. Ou sempre que se atingir o indicador de alerta ou os cinco anos.

Airbag: Nos modelos com mais idade, o airbag tem prazo de validade de 10 anos, mas nos mais modernos duram toda a vida útil do automóvel.

Plásticos: Vários estudos identificam a presença de substâncias cancerígenas nos plásticos do automóvel e que, ao fim de anos 10 anos, estes elementos poderão apresentar sinais de desgaste prejudiciais para a sua saúde.

Óleo do motor: Mesmo que não cumpra o número de quilómetros indicado entre cada revisão, o óleo deve ser mudado no máximo a cada 3 anos.

Bateria: Deve ser trocada ao fim de 3 a 5 anos.

Ar condicionado: o gás do sistema de ar condicionado desgasta-se, devendo ser recarregado a cada 2 anos.

Filtro do habitáculo: Deve ser mudado pelo menos 1 vez por ano.