A condução noturna implica risco acrescido para a segurança, precisamente, pelas condições de iluminação mais precárias. E um dos perigos é a perda momentânea de visão que resulta do encandeamento pela luz forte dos faróis mal regulados de outros veículos.
Para anular esse efeito, existe um botão no retrovisor, muitas vezes desconhecido ou ignorado.
A sua posição varia consoante o modelo, mas normalmente esta espécie de patilha está instalada na base da moldura do espelho interior e, basicamente, serve para mudar o ângulo do espelho de forma a desviar o reflexo da luz dos faróis do automóvel que circula imediatamente atrás, mas sem variar a imagem que nos mostra.
Solução simples e muito eficaz, que é a melhor alternativa aos mais modernos espelhos retrovisores com sistema anti-encandeamento eletrónico, em que essa função é ativada por toque num botão específico (na imagem) ou de forma automática, através de uma fotocélula que reage à luz e escurece espelho de forma autónoma.
Este equipamento, dada a sua maior complexidade, que se traduz em custos igualmente mais elevados em caso de reparação, é considerado por muitos um elemento supérfluo.