O seu carro tem um botão escondido que o ajuda a conduzir à noite

24/09/2023

O espelho retrovisor é uma peça fundamental no automóvel atual, mesmo com a chegada de novas tecnologias que lhe têm tirado algum protagonismo, há mais de um século que é a única maneira do condutor ter alguma visão, ainda que mínima, do que se passa atrás de si. A recente proliferação de sensores e câmaras externas nos automóveis modernos permite ao condutor ter uma melhor completa de onde todos os cantos do carro estão, facilitando as manobras de estacionamento, mas em viagem o “velhinho” espelho retrovisor contínua a ser uma grande ajuda, inclusivamente à noite.

A condução noturna implica risco acrescido para a segurança, precisamente, pelas condições de iluminação mais precárias. E um dos perigos é a perda momentânea de visão que resulta do encandeamento pela luz forte dos faróis mal regulados de outros veículos.

Para anular esse efeito, existe um botão no retrovisor, muitas vezes desconhecido ou ignorado.

A sua posição varia consoante o modelo, mas normalmente esta espécie de patilha está instalada na base da moldura do espelho interior e, basicamente, serve para mudar o ângulo do espelho de forma a desviar o reflexo da luz dos faróis do automóvel que circula imediatamente atrás, mas sem variar a imagem que nos mostra.

Solução simples e muito eficaz, que é a melhor alternativa aos mais modernos espelhos retrovisores com sistema anti-encandeamento eletrónico, em que essa função é ativada por toque num botão específico (na imagem) ou de forma automática, através de uma fotocélula que reage à luz e escurece espelho de forma autónoma.

Este equipamento, dada a sua maior complexidade, que se traduz em custos igualmente mais elevados em caso de reparação, é considerado por muitos um elemento supérfluo.