O único Boschert B300 Gullwing produzido vai a leilão

17/11/2023

A década de 80 viu muitos projectos loucos saírem do papel, alguns com mais sucesso que outros. Goste-se ou não, estes projectos diferentes marcaram uma época e são hoje recordados pela sua extravagância, como é o caso do Boschert B300 Gullwing.

 

Com base num Mercedes-Benz 300 CE W124, Hartmut Boschert criou o Boschert B300 Gullwing, como uma versão moderna do icónico 300SL, que para além das suas duas grandes portas de abertura em asa de gaivota, tinha outra grande alteração, pois foi-lhe aplicada a frente de um Mercedes-Benz SL R129, alterações estas efectuadas com a ajuda da Zagato.

A nível mecânico também existiam modificações, nomeadamente com a adição de dois turbos sequenciais e um intercooler ao motor M103 de 3,0L de cilindrada, produzindo uma potência entre os 283 e os 320cv.

O Boschert B300 Gullwing foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1989 e o objectivo do seu criador era a produção de uma série limitada a 300 unidades, no entanto, isso nunca aconteceu e este permaneceu como o único exemplar produzido com portas de abertura em asa de gaivota. Isto deve-se, sem dúvida, ao alto custo de produção, uma vez que Boschert produziu cerca de dez unidades do B300 com portas de abertura convencional.

Este automóvel esteve alguns anos esquecido, até que foi adquirido por Tino Zovko em 2005, que o restaurou por completo e o trouxe de novo ao seu estado original, tal como foi apresentado no Salão de Frankfurt.

No próximo dia 25 de Novembro será leiloado, num evento levado a cabo pela RM Sotheby’s em Munique, na Alemanha. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 250 e os 300 mil euros.