Óleo do motor: posso misturar marcas e referências?

07/09/2023

Na mudança de óleo de um veículo, existem regras que convém não descurar para não causar danos evitáveis.

Antes de meter as mãos no serviço, consulte o manual do veículo para determinar a frequência recomendada de troca e o tipo de óleo adequado para o modelo em questão.

Verifique sempre se o óleo atende às especificações exigidas, sabendo que a adição de óleo de outra marca, e com índice de viscosidade diferente daquela que é recomendada para um determinado motor, é admissível desde que em quantidade reduzida ou quando se trata de um óleo com características acima das exigidas.

Já no caso de motores que requerem óleo 100% sintético é desaconselhável a mistura com lubrificante de origem mineral. Se cometeu este erro deve proceder à imediata substituição de óleo e filtro.

A substituição do filtro é sempre aconselhável quando mudar o óleo. O filtro retém impurezas e evita que elas circulem no sistema do motor.

Marcas com prazos diferentes

Na troca de marca de óleo deve informar-se sobre os respetivos prazos recomendados para a substituição. A quilometragem recomendável para os lubrificantes varia de acordo com as marcas e tipo de motor, sendo da ordem de 15.000 a 30.000 km para a maioria dos veículos recentes (óleos semissintéticos) ou de 25.000 a 40.000 km para os óleos 100% sintéticos tipo “long-life”, consoante se trate de mecânicas a gasolina ou Diesel.