Um dos automóveis com a denominação mais curiosa a surgir no Salão de Paris é o Ora Funky Cat, modelo da marca chinesa Great Wall Motors (GWM) que está a postos para conquistar o seu espaço na Europa com um estilo irreverente e qualidade acima da média.
Dono de um estilo peculiar muito bem conseguido que combina, de certa forma, alguns traços ‘retro’ de modelos como o Beetle ou o MINI, este Ora Cat surge em variantes distintas, destacando-se o mais desportivo Funky Cat GT com visual mais dinâmico, nomeadamente por para-choques mais agressivos, jantes maiores com desenho diferente e packs de cores distintos.
O Funky Cat revela dimensões compactas, com apenas 4,2 metros de comprimento, juntando-se ainda um peso contido na ordem dos 1540 kg em versão normal. O interior destaca-se por bons detalhes de construção e uma forte vertente tecnológica, com a marca a prometer elevada conectividade e sistemas de assistência à condução muito completos.
Um dos pontos de destaque é a conceção tecnológica do interior com dois ecrãs de alta resolução de 10.25″ em ambos os casos. A bagageira disponibiliza 228 litros.
A versão de base conta com uma bateria de 48 kWh, que permite uma autonomia WLTP em redor dos 310 quilómetros com uma única carga. O motor elétrico montado no eixo dianteiro debita 126 kW/171 CV de potência e 250 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 8,3 segundos e os 160 km/h de velocidade máxima.
Existem ainda versões com bateria maior de 63 kWh, que promete autonomia em torno dos 420 quilómetros (400 na versão GT).
Nota ainda para o facto de o Ora Funky Cat já ter sido sujeito a testes de segurança da Euro NCAP e de ter recebido as cinco estrelas, demonstrando assim a sua qualidade neste capítulo com sete airbags incorporados.
Bem servido de equipamento de série, os preços do Ora Funky Cat no Reino Unido começam nas 31.995 libras esterlinas, valor que deverá ser semelhante em euros ao pedido no continente europeu.
Maior nas dimensões e no estatuto, o The Next Ora Cat – nome ainda mais curioso – faz uma espécie de mistura entre um Beetle na dianteira um Panamera na traseira, criando uma berlina de quatro portas para quem procura outros atributos de espaço e de prestações, dispondo de motores elétricos de 405 CV de potência combinada e tração integral. A marca ainda não revelou prazos de lançamento para este modelo, mas faz parte das suas intenções ao chegar a mais mercados.







































