Os 60 anos de vida do Ford Mustang

18/04/2024

O Ford Mustang celebra 60 anos com edições especiais
A Ford está a festejar os 60 anos do Mustang, um modelo que definiu uma era, com o lançamento de séries e modelos especiais que realçam tudo de bom o que há neste modelo.

Para a Europa são propostos o California Special, a dar um toque de modernidade à versão inédita de 1968, e o Nite Pony Package, a reforçar a personalidade do pony car com uma sóbria evolução estética.

E, no final deste mês de Abril abrem as reservas para o especialíssimo Mustang Mach-E Rally, ao mesmo tempo que são revelados os primeiros passos para o processo de encomenda do Mustang GTD.

Os lançamentos entram nas inúmeras celebrações do Mustang Day iniciadas esta quarta-feira, com o Ford Mustang Global Gallop.

Sessenta embaixadores do pony car, entre jornalistas e criadores de conteúdos, vão empreender jornadas em simultâneo na América do Norte e do Sul, assim como na Europa, China, Austrália e África do Sul.

O Mustang California Special é a primeira proposta para a Europa no âmbito das celebrações em curso, numa homenagem particular à inédita versão lançada em 1968.
Disponível em oito cores exteriores, à carroçaria são ainda aplicadas faixas laterais com acabamento em Medium Light Rave Blue, combinado com o preto de alto e baixo brilho e a inscrição GT/CS.

Molduras pretas envolvem os faróis, a que se juntam jantes de 19 polegadas em liga leve maquinada com detalhes em Rave Blue. O interior é realçado pelos revestimentos Navy Pier e pelos bancos em pele Ebony Black, com pespontos contrastantes em Raptor Blue e Metal Grey no painel de instrumentos, portas, volante e consola central.

O Mustang California Special já pode ser encomendado na versão GT Cabrio, com caixa manual de seis relações ou automática de dez velocidades para o motor V8 de 5.0 litros.
A mesma estrutura mecânica é proposta para o Nite Pony Package nas variantes GT coupé e descapotável, que também já pode ser reservado. O novo pacote, que dá um acabamento em tons mais escuros ao desportivo, compreende jantes em liga leve Ebony Black de 19 polegadas. O tejadilho, as capas dos retrovisores laterais e as molduras dos faróis são em preto, bem como os logótipos Pony à frente e atrás.

No último dia de Abril abrem as encomendas para o Mustang Mach-E Rally, recalibrado especificamente para acelerar fora do alcatrão.
Confirmada esta quarta-feira foi o lançamento do audacioso Mustang GTD na Europa em números demasiado limitados para alguns, com as encomendas a abrirem ainda neste Verão.
Esta “besta” de 800 CV homologada para vias públicas possui inúmeras tecnologias de ponta, incluindo aerodinâmica ativa e suspensão semi-ativa.