Governo anuncia grupo de trabalho para a circulação dos veículos autónomos

06/02/2019

Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes / Foto: Paulo Calisto
Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade anuncia grupo de trabalho para a circulação dos veículos autónomos

O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes revelou, hoje, na 3.ª edição do Fórum da Mobilidade Inteligente da Nissan, realizado no Teatro Camões, na Expo, a criação de um grupo de trabalho dedicado à condução autónoma. O objetivo da comissão será criar condições efetivas para que Portugal possa fazer parte dos circuitos de testes desta forma de mobilidade. Segundo esclareceu, até 31 de Maio, o grupo elaborará um regulamento para a realização de testes com veículos autónomos em território nacional. Numa segunda fase, até 30 de junho, deverá estar encontrado o formato legal que suporte a circulação destes modelos sem condutor.

Para José Gomes Mendes, “importa ao Estado acompanhar de perto esta evolução da mobilidade autónoma, sempre junto dos parceiros”, afirma. “Haverá ganhos inquestionáveis com a autonomização, mas também riscos. Mas não é diferente de quando a sociedade passou do cavalo para o automóvel”, remata.

Os veículos autónomos têm riscos, mas é igual a quando passámos do cavalo para o automóvel”

Sobre os veículos autónomos, Francisco Carranza, diretor de Serviços de Energia da Nissan Europa, garantiu que a marca está, aos poucos, a conquistar os clientes com o Propilot, incorporada no Leaf – 70% dos modelos vendidos em 2018 incluem esta tecnologia. “Já dispomos da tecnologia em cinco modelos. E estamos a fazer testes em diferentes países, mas em relação ao nível 5 a maior dificuldade será vencer o medo da sociedade. Uma grande percentagem da população ainda fica assustada com a ideia de alguém ir a dormir dentro do automóvel em vez de conduzi-lo. Terá de ser uma evolução progressiva. E os carros terão de adaptar-se aos próprios consumidores. Segundo a nossa experiência, o Propilot está a entusiasmar os clientes”, rematou.