Panther 6, o automóvel das mil e uma funcionalidades

13/11/2023

Descapotável, dois lugares, motor V8 montado numa posição central com dois turbos, tracção traseira, seis rodas, faróis escamoteáveis, tudo isto presente num único automóvel. O que mais se pode pedir a um desportivo dos anos 70?

O Panther 6 foi apresentado ao público em 1977, no Motorfair, em Earls Court, em Londres, causando um grande impacto. Isto porque havia sido desenvolvido em completo segredo, colocando o pequeno fabricante de automóveis nas “bocas” do Mundo.

O design esteve a cargo de Robert Jankel, também ele fundador da Panther, em 1972. Obviamente, para o desenvolvimento do Panther 6, Jankel foi buscar inspiração ao Tyrrell P34, também ele de seis rodas e apresentado no ano anterior. Para além das rodas, quatro na frente e duas na traseira, ambos tinham o motor colocado na zona central, atrás do habitáculo.

Como curiosidade, as rodas da frente são mais pequenas que as traseiras, daí o Panther 6 vir equipado com dois pneus suplentes. Na traseira utiliza pneus Pirelli 265/50 VR16 e à frente 205/40 VR13.

O motor que equipa o Panther 6 é um V8 de origem Cadillac, com 8,3L de cilindrada, onde foram adicionados dois turbos, para extrair uma potência de 600cv. Acoplado ao motor está uma caixa automática de três velocidades. Até um extintor de accionamento automático vinha com o automóvel, montado no compartimento do motor.

O mais impressionante é que o automóvel seria capaz supostamente de atingir os 320km/h, isto segundo o fabricante, pois nunca foi testado. O peso era na ordem dos 1.300kg. Em relação às medidas, tem uma distância entre eixos de 2667mm, um comprimento de 4877mm, uma largura de 2032mm e uma altura de 1219mm.

É, porém, no interior que as coisas se parecem mais com os dias de hoje. Tem equipado telefones em cada apoio de braço das portas, uma televisão na consola central, bancos eléctricos, arrumos nas portas que podem ser trancados, ar condicionado, painel de instrumentos digital e direcção assistida.

Estava planeada a produção das versões descapotável e coupé, mas o seu preço 40% superior ao Ferrari mais caro, fez com que somente dois exemplares fossem construídos: um branco com volante à esquerda e um preto com volante à direita. Os dois não são iguais, tendo algumas diferenças – o preto tem um banco corrido de três lugares e alavanca das mudanças na coluna de direcção, enquanto que o branco tem dois bancos separados e alavanca das velocidades no chão, entre outras diferenças. A 20 de Maio de 2018, já há cinco anos, a Bonhams levou o exemplar branco a leilão, sendo vendido por 41.400 euros.