Para-brisas da Apple deteta fissuras e agenda a reparação sozinho

27/01/2021

Apple patenteou para-brisas inteligente que permite detetar qualquer estrago ou ameaça potencial à sua integridade e, também de forma totalmente autónoma, marcar a visita do automóvel à oficina.

Enquanto sobem de tom os rumores em torno de uma possível entrada da Apple na indústria automóvel como fabricante, em vez de ser apenas fornecedora, retomando o Titan Project de 2014 (como era conhecido o projeto que daria origem ao iCar), a marca da maçã continua a desenvolver ideias inovadoras que possam ser implementadas num veículo. A mais recente patente da empresa é um vidro para-brisas inteligente, com tecnologia que permite detetar qualquer estrago ou ameaça potencial à sua integridade e, também de forma totalmente autónoma, agendar a visita à oficina para uma eventual reparação.

O equipamento emprega uma capa condutora com uma rede de recetores no interior do vidro, ligados ao sistema do veículo, fazendo passar pequenas correntes elétricas na vertical e na horizontal em toda a superfície vidrada. Assim é capaz de detetar anomalias ou fissuras.

De acordo com o documento oficial, “com estes recetores podem realizar-se medições de resistência nas capas condutoras para detetar fissuras”. Detetada a anomalia, o próprio sistema do veículo sinaliza a empresa especializada em serviços de reparação, agendando a visita do automóvel à oficina.

Esta é apenas uma de muitas soluções tecnológicas que a gigante tecnológica tem desenvolvido nos últimos anos, supostamente para aplicar em automóveis autónomos.

A Apple já registou patentes para um sistema capaz de detetar e identificar objetos e peões em condições de muito baixa visibilidade, um para-brisas capaz de projetar informação de realidade aumentada e uma tecnologia de vidros para automóveis que escurecem sozinhos de acordo com as condições de luz.