O Parlamento Europeu aprovou a instalação de estações de carregamento elétrico para automóveis com uma potência mínima de 400 kW, pelo menos, a cada 60 km ao longo da rede principal da RTE-T (Rede TransEuropeia de Transportes) até 2026, aumentando a potência dos carregadores desta rede para 600 kW até 2028.
Para os camiões e autocarros, os carregadores têm de ser disponibilizados a cada 120 km.
Estas estações devem ser instaladas em metade das principais estradas da UE até 2028 e com uma potência de 1400 kW a 2800 kW, dependendo da estrada.


Carregadores mais fáceis de utilizar
Os utilizadores de veículos elétricos deverão poder pagar facilmente nos pontos de carregamento (com cartões de pagamento ou dispositivos sem contacto e sem necessidade de subscrição), ao passo que o preço do carregamento terá de ser exibido por kWh, quilograma ou por minuto/sessão.
Os eurodeputados garantiram que a Comissão Europeia criará uma “base de dados” sobre os combustíveis alternativos até 2027, para informar os consumidores europeus sobre a disponibilidade, os tempos de espera ou o preço em diferentes estações de carregamento e carregadores.
As novas regras fazem parte do pacote “Objetivo 55 em 2030”, o plano da UE para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990, e visam descarbonizar os transportes.
