Passa a haver apoio para instalar carregadores em condomínios

25/03/2022

Para além da renovação do apoio à aquisição de veículos 100% elétricos, o Fundo Ambiental tem a novidade de incluir uma verba para carregadores para condomínios.

As candidaturas podem ser efetuadas por moradores em edifícios em propriedade horizontal de três formas distintas (morador individual em condomínio; grupos de condóminos e administrações de condomínio).

O apoio a conceder para carregadores em condomínios é de 80% por lugar de estacionamento (com um máximo de 800 euros por lugar) para aquisição de carregador com ligação à Mobi.e, aos quais podem acrescentar-se 80% para instalação elétrica (com um máximo de mil euros por lugar).

Está ainda incluída a oferta de ligação à Mobi.e, por dois anos, para permitir a separação da contagem de eletricidade para carregamento da contagem das partes comuns do edifício.

Nesta tipologia são disponibilizados 500 mil euros, o que poderá corresponder a 277 apoios.

O que diz a lei sobre os condomínios?

Atualmente, os proprietários de veículos elétricos que pretendam instalar um posto de carregamento num edifício existente deverão informar a administração de condomínio da sua intenção, de acordo com o Decreto Lei nº 90/2014, que altera o Decreto Lei nº 39/2010.

Para o carregamento de elétricos em condomínios, existem diversas soluções no mercado, dependendo das necessidades diárias e até dos modelos a carregar.

Podemos ter pontos de carga rápida de 50 kW, carregadores semi-rápidos (realizado com potências de 11 kW ou 22 kW) e pontos de carga lentos (com potências entre os 3.7 kW e os 7.4 kW).