Na corrida às performances usa-se normalmente como referência na Europa a medição 0 a 100 km/h, mas quando falamos de supercarros que apontam ao estatuto de mais rápido do mundo então o recorde a ter debaixo de olho é o quarto de milha: corresponde a cerca de 402 metros após o arranque.
Pertencia ao Rimac Nevera, o único de produção em série capaz de cumprir aquela medição em 8,58 segundos. Mas acaba de passar para as mãos dos italianos da Pininfarina.
O Battista, com chassis monocoque de carbono e os quatro motores elétricos (um por roda) que geram um rendimento combinado de 1900 cv e 2300 Nm, estabeleceu duas novas marcas mundiais: o quarto de milha em 8,55 segundos e também o da meia milha em 13,38 segundos.
Os testes foram conduzidos em colaboração com a Autocar India nas instalações de Indore em Natrax, onde o editor Hormazd Sorabjee se juntou à equipa de pilotos para registar outras marcas impressionante: 0 a 300 km/h em 10,5 segundos e velocidade máximas de 358,03 km/h, garantindo que Battista é agora oficialmente o carro mais rápido a ser pilotado em solo indiano.
Para o Battista, a Pininfarina também anuncia aceleração de 0 a 100 km/h mais rápida do que a de um Fórmula 1, demorando só 1,86 segundos. E aos 4,75 segundos já vai ‘disparado’ a 200 km/h…No vídeo abaixo, as imagens espetaculares dos recordes:
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
