Um pirata informático apenas conhecido por “greentheonly” acaba de descobrir uma nova funcionalidade oculta em automóveis da Tesla. O hacker que já revelou outros segredos, como a função de bloqueio dos bancos elétricos ou da câmara central no Model 3, terá conseguido aceder a um programa de condução desconhecido, o “Elon Mode”, funcionalidade escondida em modelos equipados com Condução Autónoma Total.
Alegadamente, o modo de condução usado pelo próprio CEO da Tesla, e serve para desligar todo o tipo de avisos e de alertas à circulação pelo sistema.
Nos vários vídeos publicados pelo hacker, assistimos apenas à configuração apenas do alegado modo Elon, que “silencia” o Full Self-Driving (FSD), dispensando ferramentas como a confirmação da direção com as mãos ou os alertas pela câmara interior central (acima do espelho retrovisor), que monitoriza o olhar dos condutores e avisa para eventuais desatenções.
As conclusões partilhadas por greentheonly não mereceram nenhum comentário por parte da Tesla, nem a confirmação de outros utilizadores, mas o hacker garante que o programa escondido é real e sublinha que o software da Tesla está muito mais seguro do era em 2017, quando começou a investigar mais profundamente o seu código. E diz mesmo que o nível de cuidado que a Tesla aplica nos seus sistemas é superior a outros carros que já pirateou. “É um bom quebra-cabeça”, comentou.
Impressions after nearly 600 miles on 11.4.3 with Elon mode (could not get a non-Tesla car to try in time).
It went much better than the prior experiment obviously.
Many contributing factors. I was not as late so I did not mind as much (still ended up 5 minutes late solely— green (@greentheonly) June 17, 2023
Other random notes: It looks like the ability to do climate keeper/camp mode/dog mode while superchanging was removed? Strange decision or bug.
Elon mode still tries to put you in AP jail when you "help" it to go over 85mph or so.— green (@greentheonly) June 17, 2023
