O Plymouth Asimmetrica Roadster foi desenhado como sendo um automóvel de produção, apesar do seu aspecto de protótipo. Inicialmente estava prevista uma produção de 25 exemplares, contudo, somente dois automóveis foram construídos. O seu chassis teve por base o do Plymouth Valiant, tal como o XNR. Mas ao contrário do XNR e porque o Asimmetrica seria um modelo de produção, foi instalado um pára-brisas completo, uma capota retráctil, uma barbatana mais pequena atrás do condutor e puxadores das portas. Os faróis passaram para os guarda-lamas e os piscas por debaixo destes. O interior era bastante luxuoso para a época, todo estufado a pele, com um volante em madeira e vários pormenores em cromado polido.
O motor utilizado é de seis cilindros em linha inclinado, com acessórios do Hyper-Pack tais como, colectores de escape independentes em ferro fundido, colector de admissão maior, um carburador Carter AFB de quadruplo corpo e uma embraiagem reforçada, tudo semelhante ao usado nos Plymouth Valiant que competiam no NASCAR.
O Plymouth Asimmetrica foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Turim e posteriormente em Genebra em 1961, onde foi visto por Georges Simenon, o actor francês que fez o papel de detective em Maigret. Simenon escreveu uma carta à Ghia pois queria adquirir o automóvel, com a condição de ficar imediatamente com ele após o evento.
Posteriormente Simenon vendeu o automóvel a um stand suíço, a Villmergen e, foi comprado para fazer parte da colecção Blackhawk, em 1989. Quando chegou a essa colecção, o Asimmetrica não tinha a sua cor original, estava pintado de branco com os interiores pretos, sendo então submetido a um restauro para trazer de volta a sua condição original. Esteve em exposição no Pebble Beach Concours d’Elegance em 1990. Desde 2000 que pertencia a um coleccionador e raramente o levava a eventos, pois gostava mais de o conduzir e admirar na sua grande colecção. No Monterey em Agosto de 2018 a RM Sotheby’s levou este modelo a leilão, que seria arrematado por 335.000$.

















