/Pneus que recolhem energia desenvolvidos no Japão

Pneus que recolhem energia desenvolvidos no Japão

Não pense que irá ser capaz de alimentar as baterias, mas estes pneus que recolhem energia podem servir para outros dispositivos trabalharem

A marca de pneus Falken apresentou uma nova solução de pneus que recolhem energia. Este sistema tira partido da eletricidade estática gerada quando o pneu roda, através da fricção existente. Embora sem valores concretos sobre quanta energia poderá ser recolhida, a marca afirma que esta solução pode ser usada para alimentar o Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus e outros pequenos dispositivos do carro.

O seu carro dá-lhe choques elétricos? Conheça o motivo…

Esta tecnologia foi desenvolvidos no Japão, com um docente da Universidade de Kansai, e exige poucas alterações na produção. Ele combina duas camadas de borracha cobertas por elétrodos e dois vinil com carga positiva e negativa. Estes são depois fixados no interior do pneu. Embora sem explicação mais completa, a Falken diz que isto permite recolher eletricidade enquanto o pneu se deforma ao rolar.

Esta não é a primeira vez que surge a ideia de gerar eletricidade nos pneus. A Goodyear, por exemplo, apresentou um protótipo em 2015 focado neste conceito, o BH-03. Também gerava energia da deformação do pneu, em conjunto com energia da conversão do calor da borracha. Neste caso da Falken o conceito parece similar. Mas, pela menor complexidade de fabrico, aparenta estar mais próximo da produção.

TAGS: