Pode-se chegar ao Grande Prémio de Abu Dhabi num robotáxi da Uber

06/12/2024

Este fim de semana, quem chegar ao aeroporto internacional de Adu Dhabi pode apanhar um robotáxi da Uber para ir ver o Grande Prémio de Fórmula 1.

 

A empresa chinesa de tecnologia de condução autónoma WeRide começou a oferecer serviços de robotáxi na plataforma da Uber nos Emirados Árabes Unidos

Os robotáxis da WeRide começaram a estar disponíveis na plataforma da Uber na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, numa operação apoiada pelo governo local.

Mas quem chamar pela Uber um dos robotáxi da WeRide não terá inicialmente a experiência de se sentar num automóvel sem condutor. E isto porque na primeira fase da operação dos robotáxi, cada veículo terá a bordo um responsável pela segurança.

A presença desse responsável de segurança, destina-se a garantir uma experiência segura e fiável para os condutores e peões, lançando as bases para um serviço comercial totalmente sem condutor previsto para o final de 2025”, afirma a empresa em comunicado.

Jennifer Li, Diretora Financeira e Chefe de Negócios Internacionais da WeRide, destacou o compromisso da empresa em garantir a segurança e a proteção do serviço:

“A WeRide dá prioridade à segurança dos passageiros e dos peões através de uma tecnologia de condução autónoma rigorosamente validada. Como a primeira empresa de robotáxi cotada em bolsa, a WeRide demonstrou o seu compromisso com a segurança através de mais de 1800 dias de experiência operacional pública, estabelecendo novos padrões de referência para o desempenho de veículos autónomos.”

Esta é a primeira vez que a Uber utiliza veículos autónomos fora dos Estados Unidos. A Frota de robotáxis da WeRide nos Emirados Árabes Unidos é a maior a ser operada comercialmente fora dos EUA e da China.

Os serviços abrangerão inicialmente as áreas centrais de Abu Dhabi, incluindo a Ilha Saadiyat, a Ilha Yas e as rotas de e para o Aeroporto Internacional Abu Dhabi Zayed. Posteriormente, a cobertura da frota de robotáxis da WeRide será alargada a outras zonas da capital dos Emirados Árabes Unidos.

A operação é apoiada pelo Centro de Transporte Integrado, Mobilidade de Abu Dhabi, e a empresa de transporte baseada nos Emirados Árabes Unidos Tawasul Transport, que servirá como operadora de frota, disse WeRide.

Antes da parceria com a Uber, a WeRide operava já operava a maior frota de robotáxis dos Emirados, que estava disponível para os residentes locais através da aplicação TXAI.

Fundada em 2017, a WeRide é uma das primeiras empresas na China a concentrar-se em soluções de condução inteligente de alto nível, estando agora a testar e a operar a condução autónoma em 30 cidades de sete países.

A WeRide é a única empresa a ter licenças de teste de condução autónoma em quatro países em simultâneo: China, EUA, Emirados Árabes Unidos e Singapura.