Porsche 356 Type 530, o primeiro automóvel com quatro lugares da marca alemã

17/02/2024

A Porsche sempre teve modelos de quatro lugares no seu portefólio, pois tanto o 356, como o 911, têm lugares traseiros. No entanto, não são verdadeiros quatro lugares, porque os lugares traseiros não servem para qualquer pessoa, devido ao limite de espaço, sendo por isso automóveis de dois lugares, com outros dois de reserva, vulgarmente conhecidos por 2+2.

Só na história mais recente da Porsche é que temos modelos de quatro ou mais lugares, como é o caso do Cayenne, do Panamera e, mais recentemente, do Macan. Ainda assim, isso não invalida que a marca germânica tenha investido no desenvolvimento de modelos de quatro lugares quase desde a sua fundação.

O Porsche 356 de 1952 é exemplo disso, um modelo com uma distância entre eixos maior, portas maiores para facilitar o acesso aos lugares traseiros e o tejadilho alterado, mais alto na traseira, para aumentar a habitabilidade nos bancos de trás.

Com a designação interna Type 530, foi este modelo que marcou o início da visão dos automóveis de quatro lugares da Porsche, tudo porque Ferry Porsche sempre teve em mente que, um bom desportivo também devia ter espaço para a família.

Como seria de esperar este modelo não chegou a ser produzido em série, ficando somente como protótipo. Ainda assim, serviu de bases para a cooperação com a Studebaker, para o desenvolvimento de um automóvel de quatro lugares. Com o projecto 530 rejeitado, a Porsche desenvolveu, posteriormente, o 542, totalmente diferente.