Porsche 911 STR II, uma das mais icónicas criações de Magnus Walker

31/01/2024

Magnus Walker é um conhecido coleccionador e entusiasta da Porsche, com uma grande colecção de modelos da marca germânica, os quais gosta de adaptar a seu gosto, sempre com a fruição dos mesmos em mente. Por isto, os seus automóveis nunca estão em estado de concurso, devido às mazelas que vão ganhando e às alterações efectuadas. Por outro lado, a nível mecânico, então sempre operacionais e prontos a embarcar numa qualquer aventura.

Um dos modelos mais icónicos criados por Magnus Walker é o 911 STR. Após a construção do primeiro exemplar, Magnus construiu um segundo a que chamou logicamente de 911 STR II, o qual encontramos no artigo de hoje.

Nasceu como um qualquer 911 T em 1972 e, quando Magnus o adquiriu, estava num estado bastante degradado, tendo ele iniciado o restauro e as alterações fortemente inspiradas nos 911 S/T e no 911 R de competição, daí a sua designação.

A carroçaria foi alterada, com guarda-lamas extraídos de um 911 Turbo, pára-choques traseiros e farolins inspirados no 911 R, capot com saídas de ar para uma melhor refrigeração do motor e janelas laterais com saídas de ar em policarbonato. Escolheu ainda as jantes PAG de 15” pintadas de dourado para contrastar com a cor branca da carroçaria.

O interior foi despido de tudo o que não era necessário, incluindo os bancos traseiros, e foram adicionadas duas backets de época com arneses Schroth, volante Raid, selector da caixa JWest com moca idêntica ao do 917 e um rollbar para melhorar a segurança e a rigidez.

O Porsche 911 STR II pesa apenas 997kg e está equipado com o boxer de seis cilindros com 3,2L de cilindrada, que recebeu bastantes alterações, como pistões JE, árvores de cames Mod S, molas das válvulas Aasco Motorsports e injecção mecânica Bosch, sendo capaz de debitar 275cv às 6.500rpm. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa Porsche 915 de cinco velocidades manuais, com autoblocante. A suspensão foi também melhorada, com amortecedores Bilstein Sport, barras de torção Elephant Racing e barras estabilizadoras Tarett Engineering RSR.

Magnus Walker vendeu este 911 STR II para integrar a The Ingram Collection e, posteriormente, foi comprado no Reino Unido, em Novembro de 2019. No passado dia 11 de Dezembro de 2023 este icónico 911 foi levado a leilão, através da plataforma Collecting Cars, sendo vendido por 315 mil libras, cerca de 363 mil euros.

1
3
4
5
6