Porsche T7, o protótipo que deu a conhecer as linhas do futuro 911

10/03/2024

POR TIAGO NOVA

Após o lançamento do Porsche 356, a marca germânica estava implantada no mercado e era necessário começar a pensar no novo modelo. Ainda com a ideia de Ferry Porsche em que um bom desportivo deve permitir transportar a família, e após o desenvolvimento do Type 530 com quatro verdadeiros lugares, a Porsche desenvolveu um automóvel assente nas mesmas premissas.

Em 1959 iniciou-se o desenvolvimento do T7, com o código interno de Type 754 ou também conhecido por Porsche 695, sob a direcção do filho de Ferry Porsche, Ferdinand Alexander, conhecido por Butzi Porsche, ele próprio o designer do automóvel. O seu design revolucionário serviu de base para o futuro 911, apesar de este ser mais compacto, mas o design já se diferenciava mais do Volkswagen Beetle.

Para permitir mais espaço na traseira e, consequentemente, quatro verdadeiros lugares, esta abandonou o estilo fastback, para dar um ar mais de berlina. Ao mesmo tempo em que desenvolveram o T7, outros projectos iniciaram-se, após a luz verde de Ferry e conclusão do projecto em 1961, com as designações T8, que iria resultar no 911 de 2+2 lugares, e o T9, um automóvel maior e mais espaçoso, todos com um design semelhante.

Durante o desenvolvimento do T7, foram aplicadas duas mecânicas, inicialmente um motor boxer de quatro cilindros e 130cv, derivado do 356 B Carrera 2, passando, posteriormente, para o novo motor boxer de seis cilindros, de dois litros e também de 130cv que iria avançar para a produção. Actualmente, o protótipo T7 está na posse do Porsche Museum.