A Ixat (é táxi escrito ao contrário) é um novo serviço de transporte individual que pode solicitar através da internet, que substitui os carros por veículos de duas rodas capazes de fugir entre o trânsito nas cidades.
Alternativas aos veículos de táxi convencionais e também aos TVDE das marcas Bolt, Cabify, Uber e outros, as moto-táxi desta empresa recentemente formada no Porto também são requisitadas através de uma app específica para smartphone (disponível em IOS e na Play Store), e que está a aceitar motoristas em todo o país.
Para ser cliente do Ixat, basta ter mais de 16 anos de idade, fazer o download da aplicação e completar o registo online.
A ideia é oferecer um preço base de cada viagem de seis euros, sendo o custo do quilómetro 60 cêntimos.
“Somos a plataforma de TVDE que cobra a comissão mais baixa do mercado, aumentando a rentabilidade dos motoristas e cobrando menos aos utilizadores. Somos a única plataforma que disponibiliza Motas com condutor, com os segmentos de Maxi Scooter e Turismo, sendo a maioria 100% eléctricas, as nossas GREEN GO!”, pode ler-se no site da empresa.Até ao final de 2022, a Ixat espera ter cerca de 400 motos-táxi disponíveis no seu catálogo, para servir entre os 2000 e os 3000 clientes.
Numa primeira fase, a operação está mais desenvolvida no Porto, Lisboa e Algarve, mas pretende-se que chegue a todas as regiões de Portugal.
