Preço dos combustíveis: Semana com uma descida

03/07/2023

Na passada semana assistimos a uma subida do preço do gasóleo. No caso concreto da gasolina a variação foi praticamente nula. Tudo aponta no sentido de que esta semana o cenário seja mais animador. De facto, é possível que a descida até tenha algum significado.

Assim, tendo por base as nossas previsões para a semana de 3 a 9 de julho e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a gasolina deve descer e o gasóleo seguir-lhe o exemplo, ainda que de forma um pouco mais moderada.

Deste modo, a gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,66 euros, considerando uma redução no preço que pode atingir os três cêntimos. Já o gasóleo simples, prevê-se que possa descer cerca de dois cêntimos, Deste modo, ficará o preço médio por litro em 1,49 euros.

Caso se confirme esta previsão, o fosso de preço entre os dois combustíveis reduz-se e ligeiramente e será agora de cerca de 17 cêntimos por litro.

Quanto à possível atualização do ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) por via da taxa de carbono, contudo, não existe qualquer informação.